Manaus, 1 de dezembro de 2022

Coronavírus

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Cientistas debatem pandemia no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

No evento, a Rede Rhisa será apresentada ao público.

Com informações da assessoria

Cientistas vão debater sobre a pandemia da Covid-19 em um webinário, nesta quinta-feira (11/2), Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O evento, organizado por instituições de pesquisa sediadas no Amazonas, será transmitido das 10h às 11h. Durante a programação, a Rede Recursos Humanos e Inteligência para sustentabilidade na Amazônia (Rhisa) será apresentada ao público.

A Rede Rhisa está sendo estruturada para ser uma ampla e densa rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D & I). A Rede deverá envolver as diferentes instituições que compõem a cadeia da ciência na região.

Com a Rede Rhisa, a troca de informações entre cientistas da Amazônia deverá ser simplificada, já que a rede reunirá, em uma única plataforma, informações e experiências de pesquisadores da região.

Cientistas debatem pandemia no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Foto: Divulgação

A intenção é fomentar a interlocução entre a sociedade, empresas, instituições e governos. Com isso, a rede também pretende incentivar o apoio mútuo entre os diferentes setores, a fim de promover o desenvolvimento da ciência na Amazônia.

“Enquanto estratégia, a rede contribuirá para a consolidação das infraestruturas físicas e dos recursos humanos locais, viabilizando a produção e a difusão do conhecimento enquanto promove a conexão entre os cientistas e suas produções com as empresas, os governos e as organizações da sociedade civil, tanto as do terceiro setor como as organizações de base. A Rede Rhisa aumentará a capacidade de captação de recursos pelos grupos de P, D & I e o reconhecimento dos estudos realizados e dos produtos e serviços desenvolvidos na região”, ressalta o professor Henrique Pereira, coordenador técnico da Rede Rhisa.

Webinário

O tema do webinário é ‘Mulheres contra o Coronavírus: Contribuições de Cientistas do Amazonas no Enfrentamento à Pandemia’. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o evento reunirá os cientistas das 10h às 11h (horário de Manaus), e será transmitido pelos canais Sedecti Amazonas e TV Encontro da Águas, no YouTube, além dos perfis @Sedecti_AM e @tvencontrodasaguas, no Facebook.

O debate vai contar com a participação dos pesquisadores Maria Paula Gomes Mourão, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Natacha Cíntia Regina Aleixo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Ufam) e Henrique dos Santos Pereira (Ufam).

A secretária executiva de CT&I da Sedecti, Tatiana Schor, será moderadora do webinário.

Webinário é ‘Mulheres contra o Coronavírus Contribuições de Cientistas do Amazonas no Enfrentamento à Pandemia’ ocorre nesta quinta.

Data

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data de 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data busca incentivar o acesso e a participação feminina na ciência.

COMPARTILHE