Manaus, 21 de junho de 2024

Concursos e Emprego

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Ifam abre inscrições para 940 vagas em cursos técnicos e de nível superior

Feitas exclusivamente pela internet, as inscrições são gratuitas.

Da Redação

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) abriu, nesta quarta-feira, 10 de maio de 2023, inscrições para 940 vagas em cursos técnicos e de graduação. Feitas exclusivamente pela internet, as inscrições são gratuitas.

O edital oferece vagas para Manaus e interior do Estado.

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO

  • Forma subsequente

De acordo com o edital, a modalidade contempla apenas as pessoas que já concluíram o Ensino Médio. Os cursos, que podem durar um ano meio ou dois anos, adotam disciplinas com elevado conteúdo técnico.

Os cursos ofertados na categoria são: Administração, Agroecologia, Agropecuária, Aquicultura, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Química, Recursos Pesqueiros, Secretariado e Segurança do Trabalho.

Para esta modalidade de curso, o Ifam disponibiliza mais de 700 vagas. A seleção dos candidatos será pelas notas do Ensino Médio.

As inscrições podem ser feitas neste link. Leia o edital aqui.

  • Especialização técnica

Nesta modalidade, o curso é voltado para quem concluiu uma habilitação em curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas diferentes formas de oferta (concomitante, integrada ou subsequente); e seja portador do Certificado de Conclusão ou equivalente de Curso Técnico de Nível Médio dentro do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, Infraestrutura ou Informação e Comunicação e obrigatoriamente tenham cursado com aproveitamento uma ou mais disciplinas na área de elétrica, seja eletricidade básica, medidas elétricas, eletrônica ou eletrotécnica.

Curso: Energia Solar Fotovoltaica

As inscrições podem ser feitas neste link. Leia o edital aqui.

CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

  • Licenciatura

Os cursos de licenciatura são de nível superior e têm duração média de quatro anos. Formam essencialmente educadores, que podem atuar como professores, ministrando aulas na educação básica (ensino fundamental e médio).

Os cursos oferecidos nesta modalidade são Matemática, Química e Ciências Biológicas.

  • Bacharelado

Os cursos de bacharelado são de nível superior e têm duração média de quatro a seis anos. O foco é na formação científica ou humanística. Na formação, o estudante adquire competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural.

Os cursos oferecidos nesta modalidade são Administração, Engenharia de Software e Agroecologia.

Neste edital, o Ifam está ofertando 240 vagas para os cursos de graduação. Há vagas nos campi Coari, Manaus Centro, Manaus Zona Leste e Parintins. A seleção deste edital será por notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o instituto está aceitando as notas das edições 2019, 2020, 2021 e 2022.

As inscrições podem ser feitas neste link. Confira o edital aqui.

AULAS

O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2023.

COMPARTILHE