Manaus, 3 de maio de 2024

Cinema

Lei Paulo Gustavo e editais entram em pauta no Festival de Cinema ‘Olhar do Norte’

Festival realiza rodas de conversa a partir deste sábado, em Manaus.

Com informações da assessoria

Neste sábado (22/1), o 4º Olhar do Norte Festival realiza a roda de conversa da ‘Políticas públicas para 2022: Lei Municipal de Cultura, Editais para o Audiovisual, Lei Paulo Gustavo’. O encontro será das 14h30 às 16h, no Teatro da Instalação, com entrada gratuita. Não é necessário fazer a inscrição prévia, mas as vagas são limitadas.

A roda de conversa contará com a participação dos realizadores do Matapi,- Mercado Audiovisual do Norte, iniciativa dedicada ao cenário profissional do audiovisual regional. Além disso, haverá representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Fundação Manauscult, órgãos responsáveis pela gestão de recursos públicos na área da cultura no Amazonas.

No domingo (23/1), haverá outra roda de conversa, das 14h30 às 16h no Palácio da Justiça. O tema será ‘Mulheres no audiovisual: representatividade e equidade’ e terá a participação da diretora de Tocantins Sabrina Tretin, e das atrizes amazonenses Isabela Catão e Rosa Malagueta.

No mesmo local e horário, o premiado diretor Aldemar Matias realiza a roda de conversa ‘Processo de Criação’, na segunda-feira. A quarta edição do Olhar do Norte Festival é uma realização da Artrupe Produções e foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM – Prêmio Amazonas Cultura em Rede, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Foto: César Nogueira/Divulgação

Debates

Além das sessões de filmes, o Olhar do Norte contará com debates dos filmes participantes da Mostra Norte (competitiva). Os debates serão neste domingo (23/1) e segunda (24/1), das 12h30h às 14h30, no Palácio da Justiça.

No dia 23, haverá discussão sobre os filmes Stone Heart (AM); Ãgawaraitá: Nancy (PA); Jamary (AM); Cercanias/Gatos (AM); Benzedeira (PA); Nome Sujo (RR); Graves e Agudos em Construção (AM); Meus Santos Saúdam Teus Santos (PA).

No dia 24, o debate será sobre os filmes: Meu coração é um pouco mais vazio na cheia (TO); Mestres da Tradição na Terra do Guaraná (AM); Nazaré: do Verde ao Barro (RO); Rabiola (RR); À Beira do Gatilho (AM); Atordoado, Eu Permaneço Atento (AM); Reflexos da Cheia (AM); Utopia (AP); O Colar (AM). A programação completa está no www.festivalolhardonorte.com

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!