Filme raro de 1918 de Silvino Santos sobre o Rio Amazonas vai ser exibido no Teatro Amazonas
Exibição ocorre no dia 29 de dezembro, às 20h. Entrada é gratuita.
17/11/2023 18:57
Da Redação‘Amazonas – O Maior Rio do Mundo‘, filme raro de Silvino Santos de 1918, vai ser exibido no Teatro Amazonas, em Manaus. A exibição ocorre no dia 29 de dezembro de 2023, às 20h. A sessão tem entrada gratuita.
Silvino Santos foi um dos primeiros cineastas a fazer registros da Amazônia, no século 20.
Segundo informações do Cine Set, site especializado em cinema e séries, o filme foi redescoberto após mais de 100 anos perdido. ‘Amazonas, o Maior Rio do Mundo’ é um tipo documentário, sem som (mudo) e em preto e branco.
SOBRE O FILME
O filme dirigido por Silvino Santos foi dado como desaparecido desde meados dos anos 1930. As filmagens foram realizadas ao longo de três anos.
As imagens foram encontradas nos arquivos da Národní Filmový Archiv, cinemateca localizada em Praga, República Tcheca.
A mostra cinematográfica traz imagens do Rio Amazonas, e das regiões que percorre, seus afluentes, a flora, fauna, seus habitantes. Inclui, ainda, as primeiras imagens em movimento conhecidas do povo indígena Witoto.
O filme também mostra sequências das indústrias extrativas da região, como: borracha, castanha-do-pará, madeira e pesca.
O filme será exibido em São Paulo na quarta-feira, 22 de novembro de 2023. Também terá sessões no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Cine Ceará em Fortaleza e no 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa.