Manaus, 29 de março de 2024

Cinema

Silvino Santos: O cineasta português que registrou a Amazônia no início do século 20

Silvino Santos foi um português radicado na região Norte do Brasil.

Da redação

Quem foi Silvino Santos? Foi um português radicado na região Norte do Brasil. Começou com a fotografia e, em seguida se voltou para o cinema, registrando cenas do cotidiano amazônico, no início do século 20. Morou em Manaus, capital do Amazonas, onde morreu em 1970, aos 84 anos.

O português é um pioneiro da fotografia e do cinema no Brasil.

Silvino Santos fez imagens da Amazônia, no início do século 20. Foto: Reprodução

Na primeira metade do século 20, filmou as imagens do documentário ‘No Paiz das Amazonas‘ (1921). Trata-se de um dos mais importantes registros visuais da Amazônia.

Suas obras tiveram públicos nas principais capitais brasileiras e na Europa.

Acervo sobre Silvino Santos

Silvino Santos é um pioneiro da fotografia e do cinema no Brasil. Foto: Divulgação/Ufam

O Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem a tutela de um vasto acervo sobre Silvino Santos. São mais de 1.600 itens que retratam a vida e a obra do português.

A coleção é composta por fotografias, negativos em vidro, filmes, equipamentos fotográficos, documentos e objetos pessoais, recortes de jornais, revistas, livros e manuscritos adquiridos pela Ufam, por meio de compra e doações.

Desde 2018, o Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio da universidade é responsável por fazer a pesquisa e o resgate das obras do fotógrafo e cineasta.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!