Silvino Santos: O cineasta português que registrou a Amazônia no início do século 20
Silvino Santos foi um português radicado na região Norte do Brasil.
01/09/2020 19:00
Da redaçãoQuem foi Silvino Santos? Foi um português radicado na região Norte do Brasil. Começou com a fotografia e, em seguida se voltou para o cinema, registrando cenas do cotidiano amazônico, no início do século 20. Morou em Manaus, capital do Amazonas, onde morreu em 1970, aos 84 anos.
O português é um pioneiro da fotografia e do cinema no Brasil.
Na primeira metade do século 20, filmou as imagens do documentário ‘No Paiz das Amazonas‘ (1921). Trata-se de um dos mais importantes registros visuais da Amazônia.
Suas obras tiveram públicos nas principais capitais brasileiras e na Europa.
Acervo sobre Silvino Santos
O Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem a tutela de um vasto acervo sobre Silvino Santos. São mais de 1.600 itens que retratam a vida e a obra do português.
A coleção é composta por fotografias, negativos em vidro, filmes, equipamentos fotográficos, documentos e objetos pessoais, recortes de jornais, revistas, livros e manuscritos adquiridos pela Ufam, por meio de compra e doações.
Desde 2018, o Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio da universidade é responsável por fazer a pesquisa e o resgate das obras do fotógrafo e cineasta.