Manaus, 19 de abril de 2024

Cinema

Filme ‘Graves e Agudos em Construção’ celebra premiação no Festival Brasil de Cinema Internacional

Filme de Walter Fernandes foi eleito melhor curta brasileiro.

Por Stephane Simões

Neste mês, o filme amazonense ‘Graves e Agudos em Construção’ conquistou o prêmio de melhor curta-metragem brasileiro no 7° Festival Brasil de Cinema Internacional. Dirigido por Walter Fernandes, a obra foi exibida no dia 9 de abril, no Kinoplex Largo do Machado, no Rio de Janeiro. O diretor celebra a conquista e diz que a premiação valoriza a produção audiovisual em Manaus.

Gravado na capital do Amazonas, o filme conta a história de um pedreiro, uma prostituta e um garoto inconformados com a falta de perspectiva em suas vidas. Eles resolvem mudar de comportamento para conseguir transformar a sociedade atual.

O filme conta a história de um pedreiro, uma prostituta e um garoto. Foto: Divulgação

Segundo Walter Fernandes, o curta é resultado de um projeto contemplado pelo Edital Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus. Ele tem inscrito o filme em festivais nacionais e internacionais.

O resultado da premiação foi divulgado no dia 13 deste mês de abril, no encerramento do 7° Festival Brasil de Cinema Internacional. Para o diretor, a conquista de um prêmio no festival mostra que os organizadores do evento estão atentos às linguagens do cinema nacional.

Curta foi gravado em Manaus. Foto: Divulgação

“A premiação foi um pouco inesperada porque o filme não tem uma narrativa tradicional e possui personagens com atitudes ambíguas. Mas é também um alento saber que ainda existem curadorias e jurados com a preocupação de renovação da linguagem dentro do cinema brasileiro”, disse ao Portal Edilene Mafra.

De acordo com Fernandes, a premiação dá visibilidade às produções locais. “O sentimento é de esperança em relação ao valor que as produções audiovisuais realizadas em Manaus merecem ter. A falta de um ensino do audiovisual no âmbito universitário ainda é algo difícil de entender”, avaliou.

Filme recebeu prêmio de melhor curta brasileiro. Foto: Divulgação

Confira a ficha técnica do filme

Elenco
Julia Kahane, Álex Jansen, Rhuann Gabriel, Thita Figueiredo, Aline Cassiano, Duque Ribeiro, Manoel Messias, Márcio Paulo Coelho e Nílton Rego

Direção e Roteiro
Walter Fernandes Jr

Direção de Produção
Ricardo Manjaro

Assistente de Direção
Mario Jorgi

Direção de Fotografia
Thiago Morais

Som Direto
Helione Meireles

Direção de Arte e Figurinos
Duque Ribeiro

Assistente de Câmera
Davi Brasil

Assistente de Arte e Figurinos
Hina Oliveira

Edição e Finalização
Felipe Rodrigues

Música
Platinados

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!