Manaus, 12 de julho de 2024

Cinema

Em Manaus, exposição leva o público a conhecer os bastidores de um espetáculo musical

Mostra fica aberta ao público somente neste domingo (1°/8).

Por Sabrina Rocha

O projeto ‘Cabaret Espectacle’ apresenta, em Manaus, uma exposição que levará o público a conhecer os bastidores de um espetáculo musical. Figurinos, cenários e fotos reproduzem o que acontece nesse modelo de obra. A visitação é gratuita e ocorre apenas neste neste domingo (1°/8).

A mostra faz parte da fase final de um documentário. O produto audiovisual acompanhou todo o processo de produção realizado pelo corpo técnico de um musical.

Durante a exposição, o idealizador do projeto, Guilherme Bindá, e a equipe técnica da iniciativa vão realizar um bate-papo com o público. Imagens da mostra também estarão no documentário que está sendo produzido.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) por meio do Prêmio Feliciano Lana, que recebeu recursos da Lei Aldir Blanc. A iniciativa também é resultado de uma parceria com a ‘Espatódea Trupe’.

Da direita para a esquerda: Árlisson Cruz, Guilherme Bindá e Emille Nóbrega. Fotos: Matheus Oliveira/Divulgação

Visitas à exposição

Neste domingo, as visitas à exposição ocorrem em dois horários, primeiro às 18h, e depois às 20h. Elas serão realizadas na sede da companhia de teatro ‘Espatódea Trupe’, que fica situada na Rua do Comércio, 48 B, 2° andar, Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

Os interessados precisam fazer agendamento pelo Instagram do projeto (@cabaretespetacle). Conforme informações da cia, todos os protocolos de segurança estão sendo respeitados.

A visita presencial ocorre apenas neste domingo, mas a exposição virtual ficará disponível no perfil do Cabaret Espectacle no Instagram, @cabaretespetacle.

Cabaret Espectacle

O ‘Cabaret Espectacle’ é uma iniciativa do ator e produtor cultural Guilherme Bindá. O artista faz parte do elenco da companhia de teatro Espatódea Trupe, que participou da elaboração do projeto.

O objetivo da produção é produzir um documentário que registre todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de um espetáculo musical pelo olhar do corpo técnico da produção, como figurinista, maquiador, cenógrafo, entre outros.

Assim, o público vai poder acompanhar, em uma obra audiovisual, como é feita a ação colaborativa entre os profissionais e a coordenação de trabalhos durante o desenvolvimento do espetáculo antes da montagem.

Márcio Braz participou da Iluminação. Foto: Divulgação

Também será possível compreender como ocorre a construção estética que resulta em uma obra teatral.

Para a realização das gravações, o Cabaret Espectacle e a Espatódea Trupe se utilizaram da temática da obra cinematográfica ‘Moulin Rouge’, longa-metragem dirigido por Baz Luhrmann.

A história conta como o poeta Christian acaba se apaixonando por Satine, estrela de bordel. A trama propõe um leque de possibilidades de elementos estéticos extravagantes, por conter menção à alta sociedade, shows coreográficos e muitas mudanças de cenário.

Ediel Castro participou da produção musical. Foto: Ingrid Anne/Divulgação

Equipe

Vários artistas participaram da produção do ‘Cabaret Espectacle’; são eles: Guilherme Bindá como idealizador e produtor cultural; Emille Nóbrega como figurinista e maquiadora; Árlisson Cruz na cenografia; Márcio Braz na iluminação, e Ediel Castro na produção musical.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!