Manaus, 24 de junho de 2024

Cinema

Curta-metragem ‘Os Anseios das Cunhãs’ será exibido em Manaus com entrada gratuita

Exibição ocorre Cineteatro Guarany, Centro, às 19h.

Da Redação

O curta-metragem ‘Os Anseios das Cunhãs’ será exibido em Manaus, neste sábado 23 de março de 2024, com entrada gratuita.

A exibição ocorre às 19h, Cineteatro Guarany, Avenida 7 de Setembro, Centro, ao lado do Centro Cultural Palácio Rio Negro.

O filme tem direção da escritora e produtora de audiovisual Regina Melo, e narra a jornada de mulheres do interior do Amazonas rumo à capital da Zona Franca. 

Foto: Divulgação

SOBRE O CURTA-METRAGEM

O filme se baseia em um poema escrito por Regina Melo no início dos anos 80. Bastante elogiado, o curta chegou a ser contemplado no prestigiado Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres 2013.

O poema que inspirou o filme recebeu uma versão em história em quadrinhos (HQ) em 2005, e logo depois acabou sendo premiado como melhor roteiro pelo Governo do Estado do Amazonas. A ideia de adaptá-lo para o cinema surgiu posteriormente, e o curta de 20 minutos foi a opção escolhida para apresentar a obra completa.

A diretora utilizou o imaginário lúdico e poético para abordar um tema bastante delicado: a prostituição. No entanto, ela esclarece que a obra não se limita somente a esse tema, e traça caminhos bem mais reflexivos, fazendo com que o curta metragem funcione como um manifesto sobre a liberdade feminina, questionando os espaços de dominação masculina na sociedade.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!