Manaus, 21 de julho de 2026

Cinema

‘Circuito FAM de Cinema’ em Manaus começa nesta quarta (22/10); confira a programação

Mostra Itinerante irá exibir gratuitamente 15 produções, Palacete Provincial.

Com informações da assessoria

O Circuito FAM de Cinema, Edição Especial Brasil em Manaus, começa nesta quarta-feira, 22 de outubro, e segue até a sexta-feira, 24 de outubro de 2025. A programação ocorre no Auditório Coronel Pedro Henrique Cordeiro Junior, do Palacete Provincial, Centro. Confira.

Com sessões gratuitas, durante os três dias de programação, a ‘Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul ‘irá exibir gratuitamente 15 produções latino-americanas.

LEIA MAIS

Foto: Divulgação

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲

MOSTRA ITINERANTE

A Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, realizado há 29 anos pela Associação Cultural Panvision em Santa Catarina, apresenta 15 obras vencedoras da 28ª edição do Festival em nove sessões de cinema com entrada gratuita dedicadas à pessoas de todas as idades.

As produções que integram o Circuito, 10 nacionais e 5 internacionais, estão divididas em 4 programas com diferentes classificações indicativas:

Histórias ao Nosso Redor (seleção de curtas-metragens com classificação indicativa livre),

  • Versões de Cinema (seleção de curtas-metragens com classificação indicativa 16 anos),
  • Infantojuvenil (seleção de filmes com temática infantil) e
  • Longa Catarinense (classificação indicativa livre).

Serão três sessões por dia, todas elas abertas ao público, sendo que as do Programa Infantojuvenil contam também com escolas agendadas.

As sessões possuem recursos de acessibilidade como Libras, Audiodescrição e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

SESSÕES

Na quarta-feira e quinta-feira, 22 e 23 de outubro, a programação inicia com sessão do Programa Infantojuvenil, às 9h, que traz quatro curtas de animação, dedicados à crianças de 6 a 10 anos.

Nestes dois dias, na parte da tarde, às 14h30, será exibido o Programa Histórias ao Nosso Redor, que é composto por documentários, curtas de ficção e animação, e à noite, às 19h, o público poderá assistir aos filmes do Programa Versões de Cinema, que reúne videoclipes, curtas-metragens de animação e ficção.

Já na sexta-feira, 24 de outubro, feriado de aniversário de Manaus, o ‘Programa Infantojuvenil‘ será exibido às 14h30, e o’ Programa Histórias ao Nosso Redor’, às 17h.

Para finalizar a programação do Circuito, haverá uma sessão única, às 19h, do Programa Longa Catarinense, que irá exibir o documentário Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, de Yves Goulart. O filme já ganhou 22 prêmios internacionais e une cinema e música.

CONFIRA OS HORÁRIOS DAS EXIBIÇÕES

QUARTA E QUINTA-FEIRA, 22 E 23 DE OUTUBRO

  • 9h – Programa Infantojuvenil
  • 14h30 – Programa Histórias ao Nosso Redor
  • 19h – Programa Versões de Cinema

SEXTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO

  • 14h30 – Programa Infantojuvenil
  • 17h – Programa Histórias ao Nosso Redor
  • 19h – Programa Longa Catarinense

FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS NOS PROGRAMAS DO ‘CIRCUITO FAM’

Programa Histórias ao Nosso Redor- Classificação indicativa Livre

  • La Hija de la Azafata – Sofía Brihet | Argentina, Buenos Aires | 2023 | 8 min | Documentário

Enquanto trabalha em um arquivo de cinema publicitário, a diretora acredita ver sua mãe. Este encontro fantasmagórico a obriga a pensar em quem foi sua mãe, ou melhor, quem foi essa mulher antes de ser sua mãe. Para compreender, às vezes, é melhor olhar as coisas com certa distância.

  • Movimentos Migratórios -Rogério Cathalá | Brasil, Salvador/BA | 2024 | 15 min | Ficção

Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.

  • O Que Fica -Fabiane Bardemaker, Daniel Edu Mayer | Brasil, Chapecó; Cunha Porã/SC | 2024 | 9 min | Documentário

O que fica em meio às ruínas? Móveis quebrados? Poeira? Memórias? Uma escola abandonada e as lembranças de quem já não está mais lá. Um retrato do êxodo rural, no interior de Santa Catarina, e as consequências do tempo em paredes, janelas e histórias de vida.

  • A Última Primavera -Michelly Hadassa | Brasil, Garopaba/SC | 2024 | 15 min | Ficção

Rosa é uma senhora doce e solitária que passa os dias arrastando suas pantufas pelo quarto, numa busca incessante pela compreensão de sua própria identidade e seu processo de envelhecimento.

  • Voz de Trompeta – Pilar Smoje Gueico, David Monarte Serna | Chile, Santiago | 2023 | 12 min | Animação

Um trompetista de 50 anos, incapaz de se comunicar com o mundo de outra forma que não seja através de sua música, tem seu trompete roubado pelos demônios com os quais convive diariamente. Esse evento o faz confrontar suas memórias e medos mais profundos para recuperá-la.

Programa Versões de Cinema- Classificação indicativa 16 anos

  • Gauchito Gil – Nacho Rocha – Florencia Calcagno | Argentina, Buenos Aires; Uruguai, Maldonado | 2024 | 4 min | Ficção

Julián é um caminhoneiro dedicado a Gauchito Gil. Gauchito sempre cuida dele em suas viagens e é seu companheiro de viagem. Um milagre mudará sua vida.

  • Hoje Eu Só Volto Amanhã – Diego Lacerda | Brasil, Recife/PE | 2024 | 9 min | Animação

Nas ladeiras de Olinda, Marina busca o êxtase carnavalesco. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes e para cada um deles um(a) diretor(a) empresta seu olhar artístico. Mas no meio de tanta gente, como encontrar o Carnaval?

  • Javyju – Bom Dia – Kunha Rete, Carlos Eduardo Magalhães | Brasil, São Paulo/SP | 2024 | 25 min | Ficção

No futuro próximo, a Terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios, graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes, e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O Pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de respostas.

  • No Mundo da Lua – Cleiton Schlindwein | Brasil, Timbó/SC | 2024 | 15 min | Ficção

Sentados em uma mesa de bar, dois homens conversam sobre sonhos e ideias para um livro ou um filme. Mas o diálogo deles desperta vários acontecimentos paralelos e algumas surpresas.

  • O Último é Mulher do Padre – Yasser Socarrás | Brasil, Florianópolis/SC | 2024 | 15 min | Ficção

Rato, um menino de 9 anos de idade, é maltratado por seus companheiros por ter uma deficiência física. Durante uma brincadeira de polícia e ladrão, é submetido a uma situação de humilhação extrema a troco de deixá-lo brincar. Ele é obrigado a enfrentar Marcão, criança que lidera esses abusos. O confronto entre as duas crianças dá a Rato a oportunidade de se vingar do seu abusador.

Programa Infantojuvenil – Classificação indicativa Livre

  • Casa na Árvore – Guilherme Lepca | Brasil, Curitiba/PR | 2024 | 9 min | Animação

Para não ir à escola (e passar o dia brincando), Ariel, um menino que nunca havia adoecido, cria um plano para ficar resfriado. Mas as coisas não saem como o esperado e ele aprende uma valiosa lição.

  • Luthier – Carlos González Pénagos | Colômbia, Bogotá | 2023 | 12 min | Animação

Nas altas montanhas dos Andes na América do Sul, um solitário luthier busca criar uma conexão mágica entre a natureza e seus instrumentos, então ele constrói um instrumento para tentar reviver o último condor vermelho que tem um vínculo especial com ele e seu território.

  • Maréu -Nicole Schlegel | Brasil, Rio de Janeiro/RJ | 2023 | 11 min | Animação

Maréu tem uma grande concha marinha, e só consegue dormir escutando o som das ondas que ela produz. Quando a concha cai e se quebra, Maréu pede ajuda ao mar e ao céu para encontrar de volta o som das ondas e conseguir dormir novamente.

  • Raffi– Ricardo Villavicencio | Chile, Villarrica | 2023 | 7 min | Animação

Por meio da imaginação de Ema, interpretamos como os seres humanos domesticaram os cães e como eles se tornaram nossos “melhores amigos”. Reimaginando a pré-história por meio de Raffi, um cão engraçado e hipercinético, e Ema (6), uma menina carinhosa e aventureira.

Programa Longa Catarinense- Classificação indicativa Livre

  • Aldo Baldin – Uma Vida pela Música – Yves Goulart | Brasil, Urussanga, Florianópolis, Blumenau/SC; Porto Alegre/RS; São Paulo/SP; Belo Horizonte/MG; Rio de Janeiro/RJ; Alemanha, Stuttgart; Argentina, Buenos Aires; Inglaterra, Londres; Israel, Jerusalém; EUA, Nova York | 2024 | 114 min | Documentário

É um documentário operístico que revela o talentoso tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde um início humilde no Brasil até o reconhecimento internacional na Europa. Baldin estava entre os melhores tenores do mundo durante a década de 1980, especialmente como intérprete das peças de Bach. Trabalhou com maestros como Sir Neville Marriner, Helmuth Rilling, Herbert von Karajan, Karl Richter.

COMPARTILHE

[yarpp]
error: Este conteúdo está protegido!
Portal Edilene Mafra
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.