Manaus, 24 de julho de 2024

Cinema

Cineteatro exibe filme sobre história do futebol no Amazonas, em Manaus

Sessão neste sábado, 28 de outubro, às 18h30. A entrada é gratuita.

Da Redação

O Cineteatro Guarany, no Centro de Manaus, exibe o filme ‘Amazonas, o jogo da bola’, neste sábado, 28 de outubro de 2023, às 18h30. A entrada é gratuita.

A exibição faz parte do projeto ‘CineClube de Arte’ e, nesta edição, traz produção do cineasta Chicão Fill, com a direção de arte do artista plástico e curador amazonense Oscar Ramos.

O Cineteatro Guarany está localizado na Vila Ninita, na Avenida 7 de Setembro, nº 1.546, Centro de Manaus.

Foto: Antônio Lima

AMAZONAS, O JOGO DA BOLA

O documentário narra a história do futebol no Amazonas, desde os primórdios do primeiro registro no Brasil de um jogo da bola no século XIII, relatado por um europeu, por meio da etnia Cambeba no Amazonas, que conduzirá a evolução da bola até o football de regra Inglesa.

Em uma cronologia do tempo, passando por Manaus do fim do século XIX, sendo a pioneira cidade no Brasil a receber o futebol que originou o primeiro campeonato centenário no Amazonas, o diretor Chicão Fill destaca as décadas de glórias do futebol na capital até a construção da Arena da Amazônia, em 2014.

“Após anos de uma exaustiva pesquisa bibliográfica, iconográfica e fílmica, além da contribuição de várias personalidades do desporto amazonense, entre eles, amigos, jornalistas, jogadores, dirigentes, consegui realizar o filme documentário ‘Amazonas, o Jogo da Bola’ em 2015”, contou.

Foto: Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!