Manaus, 7 de outubro de 2022

Cinema

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Animação do AM é selecionada para mostra de cinema em São Luís

'Cem Pilum' será exibido dia 27 de setembro no 'Guarnicê 2022'.

Da Redação

A animação “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, do produtor audiovisual amazonense Thiago Morais, foi selecionada para uma mostra de cinema em São Luís, no Maranhão. O filme será exibido no dia 27 de setembro, dentro da “Mostra Competitiva de Curtas BR” do “Guarnicê 2022”, edição 45.

A exibição acontecerá às 16h30, no Teatro João do Vale. O curta-metragem também vai ficar disponível para votação popular online na plataforma do festival.

O filme, produzido em 2021, já percorreu 20 festivais. A classificação indicativa é livre e animação tem 8 minutos.

De acordo com Thiago Morais, o projeto contou com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do edital Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).

Animação ‘Cem Pilum – A História do Dilúvio’. Foto: Divulgação

Animação ‘Cem Pilum – A História do Dilúvio’

O filme resgata uma das histórias contadas por Feliciano Lana, líder do povo Dessana. A produção aduiovisual, falada no idioma Dessana, presta uma homenagem ao artista, que foi vítima da Covid-19 e faleceu em 12 de maio de 2020.

Com uma equipe formada por amazonenses, “Cem Pilum – A História do Dilúvio” é a primeira animação do diretor Thiago, que contou com a parceria primordial do Museu Amazônico, que cedeu as pinturas do artista Feliciano Lana. Uma das preocupações do diretor era que os desenhos fossem animados, de forma que não sofressem alteração nas formas, cores e conceitos.

‘Festival Guarnicê de Cinema’

O “Festival Guarnicê de Cinema” surgiu em 1977, sendo o quarto mais antigo festival de cinema do país, ainda com o nome de “Jornada Maranhense de Super 8”.

O principal objetivo do “Guarnicê” é difundir a produção de obras audiovisuais cinematográficas, com atenção especial à produção maranhense. Também é promover o diálogo entre produtores e o público, estimulando a formação de plateia, ao mesmo tempo em que se fomenta a cadeia produtiva do cinema, capacitando mão de obra especializada em ações formativas como seminários, workshops, minicursos, entre outros.

Saiba mais sobre o festival de cinema no site: https://guarnice45.ufma.br/.

Ficha técnica

Roteiro e Direção – Thiago Morais
Produção Executiva – Saleyna Borges
Animação / Compositing – Drance Jesus
Animação / Rigging – Dominique Bonfim
Montagem – Drance Jesus e Dominique Bonfim
Narração – Miguel Lana Dessana
Trilha Sonora – César Lima
Som Direto – Helione Meireles e Luiz André
Designer – Beatriz Ferreira
Intérprete de Libras – Rafaelly Passos
Texto Original – Feliciano Lana
Desenhos Originais – Coleção Feliciano Lana / Museu Amazônico – UFAM

COMPARTILHE