Manaus, 6 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Programação em homenagem ao Festival de Parintins tem participação de David Assayag

O evento acontece nesta quarta-feira (30/6), no Shopping Ponta Negra.

Da redação

Em homenagem ao Festival de Parintins e aos bumbás Garantido e Caprichoso, uma programação está sendo realizada no Shopping Ponta Negra, em parceria com a Fórmula Academia e o CrossFit Ponta Negra, nesta quarta-feira (30/6). Entre as atrações está o ‘Aulão de Boi’, com instrutores da Academia Fórmula e a presença especial do cantor Davi Assayag, levantador de toadas no Boi Garantido.

Para entrar no clima do festival, a fachada do centro de compras ganhou iluminação especial nas cores azul e vermelho, representando os bumbás de Parintins.

A coordenadora de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, ressaltou que a proposta da programação é poder homenagear a cultura popular do Estado. “Sabemos o quanto é difícil ficar sem a festa pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia. Para amenizar um pouco a saudade, o público vai poder dançar, relembrar as toadas e se divertir”, destacou Priscila.

Programação

A partir das 18h, acontece o ‘Aulão de Boi’, na Praça de Eventos do shopping. Os interessados podem se inscrever pelo email [email protected].

A atividade é aberta ao público e as vagas são limitadas. Além disso, segundo o shopping, todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara e higiene serão adotados.

Programação em homenagem ao Festival de Parintins tem participação de David Assayag. Foto: Divulgação

Exposição

Também nesta quarta-feira (30/6), termina a exposição de 31 fantasias de itens das principais festas folclóricas do Amazonas, incluindo o Festival Folclórico de Parintins. Os itens foram confeccionados pelo artista Willys Siqueira. As peças estão distribuídas pelo centro de compras.

Entre as fantasias que fazem parte da exposição estão as de cunhã-poranga e porta estandarte do festival de Parintins. Além dessas peças, também podem ser apreciadas as fantasias de outras festas, como a da Laranja, que acontece em Rio Preto da Eva.

O artista plástico Willys Siqueira, criador dos itens, nasceu em Manaus, mas foi criado no município de Anori, onde acontece uma dessas festas regionais do Amazonas, o Festival Folclórico de Anori.

Willys começou a carreira produzindo indumentárias para este festival, tendo seu trabalho reconhecido com diversos prêmios. Aos 19 anos, ele mudou para Manaus, onde estudou História, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e começou a atuar no carnaval da capital. Passou por escolas de samba como Sem Compromisso, Vila da Barra e Grande Família.

Em 2000, Willys Siqueira montou um ateliê de fantasias e passou a percorrer os municípios do Amazonas, criando e montando fantasias para os principais festivais do Estado.

COMPARTILHE