Manaus, 29 de novembro de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Fametro promove 3ª edição da Fest Live e enaltece ritmo do Boi-Bumbá

Evento terá David Assayag, Sebastião Jr. e Edmundo Oran.

Da redação

O Centro Universitário Fametro e a Faculdade Santa Teresa vão promover a terceira edição da ‘Fametro Fest Live’ no dia 2 de julho, próxima sexta-feira. O evento, que enaltece ritmo do Boi-Bumbá, contará com apresentações de David Assayag, Sebastião Jr. e Edmundo Oran.

Conforme a Fametro, o diferencial da transmissão deste ano será um cenário temático caboclo criado por artistas de Parintins. Os artesãos usaram canoas, vitória-régia, entre outros itens regionais, na composição do cenário.

A iluminação do evento será cênica. Os profissionais responsáveis pelo som são Alisson Low e Sérgio Fernandes, produtores de referência na área musical. Os dois possuem 20 anos de experiência na sonorização do Festival Folclórico de Parintins.

Criada em 2020, a Live Fest busca promover e celebrar a cultura do Amazonas. A programação cultural marca a conclusão do semestre, período em que alunos e professores enfrentaram mais um desafio imposto pela pandemia.

“O evento vai reunir grandes nomes da Amazônia, como o talentoso levantador de toadas do Garantido, Sebastião Jr., e o apresentador oficial do Caprichoso, Edmundo Oran”, destacou a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair.

Desta vez, o cantor David Assayag, que é levantador de toadas no Boi Garantido, vai representar as cores da Fametro, vermelho e azul. “Com um repertório muito animado, algumas toadas inéditas, além de muitas surpresas durante a live”, informou a reitora.

Da esquerda para a direita: o cantor Sebastião Jr; Wellington Jr, diretor administrativo da Fametro; Maria do Carmo Seffair, reitora da Fametro; Wellington Lins de Albuquerque, presidente do Grupo Fametro e o cantor David Assayag. Foto: Divulgação

Parceria

O evento online tem o objetivo de enaltecer a cultura cabocla e indígena. A edição será realizada em parceria com a Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé, da etnia Sateré Mawé, originária do Baixo Rio Amazonas. Elas se organizaram em Manaus e criaram a Associação de Mulheres Indígenas.

Seis famílias da entidade viviam da venda de colares, brincos e pulseiras, feitos de sementes, madeiras e penas, em eventos e no comércio. A pandemia prejudicou as vendas da associação, e durante a live, a Fametro receberá, por meio de uma plataforma online, doações para a instituição.

“É importante que as instituições busquem, de alguma forma, ajudar os povos indígenas e nós, da associação, somos gratas, principalmente em momento tão triste de pandemia”, disse Samela Sateré Mawé, que faz parte da entidade.

Live

O evento terá início às 19h e será transmitido no canal da Fametro no YouTube, https://www.youtube.com/c/Fametro_oficial.

SERVIÇO

Evento: ‘Fametro Fest Live’
Data: 2 de julho de 2021, sexta-feira
Horário: A partir das 19h
Local: online, transmitido pelo canal da Fametro no YouTube, https://www.youtube.com/c/Fametro_oficial.

COMPARTILHE