Manaus, 9 de dezembro de 2022

EVENTOS

Foto: Marinho Ramos/Semcom
Foto: Marinho Ramos/Semcom Foto: Marinho Ramos/Semcom

Concultura abre visitação para a 1ª Mostra de Arte Indígena de Manaus

Visita à mostra será feita por agendamento.

Da redação

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) abre visitação para a 1ª Mostra de Arte Indígena de Manaus – Meu Povo, nesta quarta-feira (22/9), às 17h. A visita ao evento cultural será feita por agendamento.

A mostra conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Em um vídeo divulgado pelo Concultura, o presidente do conselho, Tenório Telles, destaca que os trabalhos apresentados resgatam parte da memória e da história da capital. “Representam uma grande viagem pelo imaginário indígena das populações que vivem em Manaus”, disse.

Mostra receberá visitas até 25 de outubro. Foto: Marinho Ramos/Semcom

Programação da abertura

Um ritual com indígenas da comunidade Bayroá será realizado na abertura da mostra no memorial Aldeia da Memória Indígena, na Praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio Rio Branco.

O pajé fará um benzimento com fumaça de breu branco no local onde estão as obras de arte, como forma de harmonizar e trazer sucesso ao evento.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a abertura da exposição para o público dá início à programação de homenagens ao aniversário de 352 anos da capital, celebrado em 24 de outubro.

O que encontrar na mostra

Na mostra, o visitante encontrará obras de arte produzidas por artistas indígenas. São quadros em tela e madeira, cestaria, marchetaria, máscaras, técnicas de pintura tradicionais, grafite e material orgânico da floresta.

A exposição indígena reúne variados estilos de arte. Há quadros retratando os grafismos ritualísticos e antropológicos.

Também poderão ser encontradas obras com arte urbana das novas gerações que vivem na capital, esculturas e objetos que retratam as várias culturas presentes na cidade, como: Mura, Kokama, Dessana, Tukano, Tuyuka e Warau.

Segundo a prefeitura, é a primeira vez que Manaus realiza uma exposição genuinamente indígena. Participam da mostra oito artistas e o centro indígena Bahserikowi, com objetos dos povos Tukano, Dessana e Tuyukas do alto Rio Negro.

Foram convidados artistas de Manaus, uma artista do povo warao da Venezuela e um outro de uma aldeia mura de Autazes.

Na exposição, o visitante encontrará obras de arte produzidas por artistas indígenas. Foto: Marinho Ramos/Semcom

Como visitar

A mostra ficará aberta para visitação do público até o dia 25 de outubro, no salão de entrada do Palácio Rio Branco, na Avenida 7 de Setembro, praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus.

O público poderá fazer a visita das 9h às 16h.

A Prefeitura de Manaus divulgou o seguinte link para agendamento das visitas:

Em vídeo, o presidente do Concultura faz o convite para a mostra: https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/incluir/concultura/9718475A.

COMPARTILHE