Manaus, 12 de julho de 2024

EVENTOS

Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC
Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC

Com cenários amazônicos, exposição ‘Jaraquiart’ entra em cartaz em Manaus

Aberta ao público, mostra recebe visitação no Manauara Shopping.

Com informações da assessoria

Com cenários amazônicos, a exposição ‘Jaraquiart’ fica em cartaz em Manaus, entre os dias 6 e 18 de junho de 2023, no deck do buritizal do Manauara Shopping, Zona Centro-Sul. Aberta ao público, a mostra é assinada pelo artista plástico Jandr Reis.

A exposição faz uma homenagem a junho, mês que celebra mundialmente o meio ambiente.

SAIBA MAIS:

Exposição 'Jaraquiart' conta com cenários do município de Novo Airão. Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC
Exposição ‘Jaraquiart’ conta com cenários do município de Novo Airão. Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC

A exposição conta com 14 fotografias de Pedro Marinho, em grandes dimensões (100 x 200 centímetros), registradas durante a temporada de Jandr Reis no município de Novo Airão, no interior do Amazonas. As imagens mostram as casas dos ribeirinhos, embarcações e outros ambientes da região.

‘Jaraquiart’ é o reflexo dos trabalhos anteriores do amazonense, além de mostrar elementos indígenas e o cotidiano ribeirinho.

“A união de peixes amazônicos, canoas, cuias, lamparinas e a simbólica cúpula do Teatro Amazonas demonstram o meu sentimento pela Amazônia como um quintal de casa, assim como elementos que relembram bordados e a pesca figuram como uma homenagem aos meus pais”, disse Jandr Reis.

Exposição 'Jaraquiart' conta com cenários do município de Novo Airão. Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC
Exposição ‘Jaraquiart’ conta com cenários do município de Novo Airão. Foto: Pedro Marinho/Divulgação-SEC

O ARTISTA

Jandr Reis nasceu em Óbidos (PA), em 1968, e foi radicado em Manaus em 1980. Tem formação em Comunicação Digital, Design e Multimídia pela Universidade Paulista/Unip, e pós-graduação em Museologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Procurou aprimorar-se cada vez mais nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelo vivo, cinema e mídias contemporâneas.

O artista plástico soma mais de 30 anos de carreira e, nesta mostra, revela que as obras receberam influência da arte do americano Jean-Michel Basquiat.

Atualmente Jandr Reis é um dos responsáveis pelas curadorias e exposições de Galeria e Centros Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!