A Exposição Nightwatch, do artista visual Victor Zagury, ocorre no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus, até o dia 24 de julho de 2023. O espaço, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1.546, Centro, recebe os visitantes de segunda a sábado, das 9h às 17h, exceto às terças.
LEIA TAMBÉM:
- ‘Ópera na Floresta’: exposição marca 25 edições do Festival Amazonas de Ópera
- ‘Velozes & Famosos’: Manaus ViaNorte recebe exposição de carros antigos
A EXPOSIÇÃO NIGHTWATCH
A mostra homenageia artistas plásticos da Região Norte, conhecidos por trabalhos e ocupações urbanas feitos à noite na Amazônia. A curadoria é do artista plástico, grafiteiro, escultor e desenhista amazonense Turenko Beça.
“A calada da noite é o manto da proteção de quem faz arte na cidade. Ninguém picha, cola lambe ou faz stencil com todos olhando… é aquela ação que ocorre, e quando você dá conta, já tem algo adicionado à paisagem”, declarou o artista.
A Exposição Nightwatch conta com 13 obras, nas quais Victor Zagury une o lambe-lambe, colagem, stencil e grafite a partir de imagens de perfis de artistas como Anísio Mello, Arnaldo Garcez, Bernadete Andrade, Buy Chaves, Evanil Maciel, Helen Rossy, Jair Jacqmont, Moacir Andrade, Óscar Ramos, Otoni Mesquita, Roberto Evangelista e Sérgio Cardoso.
TÉCNICA UTILIZADA
Quanto aos aspectos técnicos das 13 obras expostas, Zagury utilizou a colagem analógica com retalhos e recortes de papéis e, também, folhas secas e pétalas. O artista também aplicou sprays para moldes de pintura da tela, além do lambe-lambe como forma de colagem dos papéis.
O ARTISTA VICTOR ZAGURY
Victor Zagury, ou ‘Zag’ (como assina suas artes), é um nortista urbano, reconhecido por sua arte de colagens elaboradas, que propõe um diferente olhar sobre questões sociais, compondo uma forma de protesto e expressão social.