A Prefeitura de Manaus vai manter a praia da Ponta Negra, na Zona Oeste, fechada. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (1º/4), um dia após o Governo do Estado informar que vai liberar o funcionamento de balneários a partir de segunda-feira (5/4). Os quiosques do complexo têm permissão para abrir e o calçadão segue liberado.
A Ponta Negra é o principal balneário de Manaus. Quando a praia está liberada, o complexo costuma lotar em dias de forte calor na capital, especialmente nos feriados e aos fins de semana.
De acordo com a prefeitura, o prefeito David Almeida decidiu ampliar a interdição da praia da Ponta Negra até o dia 30 de abril. Essa é uma das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O decreto municipal 5.056/2021 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira (31/3).
“O decreto mantém a restrição da Ponta Negra para banho e acesso ao balneário, a fim de evitar aglomerações neste momento, onde o mais importante é salvar vidas e manter a segurança da população. Enquanto isso, aceleramos a vacinação de grupos de risco e seguimos em busca de mais doses”, explicou David Almeida.

Quiosques
Pelo decreto, as atividades dos quiosques continuam autorizadas. Assim, os permissionários fornecedores de refeições, gêneros alimentícios e similares, em estabelecimentos localizados no complexo, podem atender das 6h às 20h. Os demais comerciantes podem abrir das 6h às 17h.
O acesso à praia está proibido para qualquer tipo de atividade. A nova medida considera o decreto nº 5.035, de 16 de março de 2021, que interditou a praia do parque.
A praia está interditada desde o dia 18 de setembro de 2020, quando o número de casos da doença voltou a aumentar em Manaus, e permaneceu fechada tanto no aniversário de Manaus, em 24 de outubro, quanto nas festividades de final de ano (Natal e Ano-Novo).
Calçadão
A área do calçadão segue liberada para a realização de atividades físicas ao ar livre. No local, a Guarda Municipal e a comissão do parque mantém fiscalização e orientação aos frequentadores.