Manaus, 26 de abril de 2024

Cinema

SEC-AM exibe curta sobre a Padroeira de Parintins e outros 2 filmes de Zeudi Souza

Os três curtas do cineasta amazonense vão ser exibidos neste sábado.

Da redação

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) vai exibir três curtas-metragens do cineasta amazonense Zeudi Souza pelo projeto ‘Cine Sem Sair de Casa’, neste sábado (3/4). Um dos filmes é o minidocumentário ‘A Flor do Carmelo – Padroeira de Parintins’ (2018), que aborda sobre os festejos de Nossa Senhora do Carmo.

Um outro filme que será exibido é ‘Perdido’ (2010), primeiro filme de ficção de Zeudi, que mostra um homem sem rumo no meio da floresta e que ganhou prêmio de melhor curta-metragem no Amazonas Film Festival. O projeto também vai exibir ‘No Rio das Borboletas’ (2018), um drama sobre uma família de quatro mulheres que vive na zona rural de Manaus.

O minidocumentário ‘A Flor do Carmelo – Padroeira de Parintins’ será exibido neste sábado. Foto: Divulgação

Segundo a SEC-AM, que é responsável pelo projeto ‘Cine Sem Sair de Casa’, a programação começa às 19h deste sábado, no Facebook (@culturadoam).

“Fico muito feliz com essa mostra. Acredito que é necessário a secretaria fazer essa difusão de obras, inclusive de obras que tiveram apoio da secretaria. Neste momento de pandemia, em que as pessoas estão voltadas para internet, também é uma ótima forma de fazê-las conhecer o trabalho de cineastas locais, além de ser acessível, com mais pessoas do estado podendo ver”, disse Zeudi.

Filme ‘Perdido. Foto: Divulgação

‘Cine Sem Sair de Casa’

Com início em 2020, o projeto ‘Cine Sem Sair de Casa’ disponibiliza um catálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso, que juntos acumulam mais de 11 mil visualizações.

Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar, personalidades do esporte como Carlos Zamith, e lendas do teatro amazonense como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.

Filme ‘Rio das Borboletas’. Foto: Divulgação

Neste ano, em nova temporada, que teve início no dia 30 de janeiro, já foram exibidos os documentários ‘Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense’, ‘Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco’, ‘Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica’, ‘O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt’ e ‘Pepeta – Coração de Campeão’.

No mês de março, o projeto iniciou a exibição de mostras de cineastas amazonenses e já apresentou obras de Anderson Mendes, Erismar Fernandes, Dina Silva e de Moacy e Jairo Freitas.

‘Cultura Sem Sair de Casa’

Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o ‘Cultura Sem Sair de Casa’ disponibiliza diversas atividades, como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho; e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto ‘Praticarte’, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos; além de exposições, visitas virtuais e muito mais.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!