Manaus, 27 de abril de 2024

Cinema

Editora Valer promove lançamento do documentário ‘Thiago de Mello – Vida e Obra’

Vídeo celebra 95 anos do poeta, que tem obras lançadas pela Valer.

Por Eliena Monteiro

A Editora Valer promove, nesta quinta-feira (8/4), uma live para o lançamento do documentário ‘Thiago de Mello – Vida e Obra’. O vídeo faz uma homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello, autor de obras lançadas pela editora.

Ao Portal Edilene Mafra, o editor da Valer, Isaac Maciel, informou que o documentário celebra os 95 anos do poeta. O escritor fez aniversário no dia 30 de março deste ano, e tem recebido homenagens no Amazonas. “O documentário conta com imagens de várias fases da vida e da obra do Thiago de Mello”, adiantou o editor.

Ao longo da trajetória como escritor, o poeta lançou diversas obras pela Valer – editora que se dedica a publicar obras de escritores do Amazonas. Estatutos do Homem, Silêncio e Palavra, Manaus, amor e memória, O menino irmão das águas e Relato da Visitação estão entre as publicações.

“Relato da Visitação é um livro que praticamente estava inédito. Ele [Thiago de Mello] relata uma visita que fez ao Rio Amazonas, em 1953. Esse livro foi lançado recentemente. É um livro muito bonito”, detalhou o editor da Valer, destacando que há outras obras lançadas pelo escritor.

O documentário sobre Thiago de Mello será disponibilizado no canal da Valer no YouTube, nesta quinta-feira. Segundo Isaac Maciel, a editora começou a produzir documentários sobre escritores do Amazonas no fim de 2020.

“O primeiro documentário relatou a vida e a obra do poeta Luiz Bacellar. Mensalmente, outros escritores serão mostrados em documentários de aproximadamente 30 minutos. Agora é a vez do poeta Thiago de Mello”, disse.

Thiago de Mello

Thiago de Mello é natural de Barreirinha, no Amazonas. Ele conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país.

O poeta amazonense tem livros reconhecidos mundialmente, como Faz escuro, mas eu canto, Silêncio e palavra e Manaus, amor e memória.

O escritor também exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

Lançamento do documentário ocorre nesta quinta-feira. Arte: Editora Valer

Live

A live de lançamento ocorre nesta quinta, às 15h (horário de Manaus), por meio da página no Facebook da Editora Valer, no link https://www.facebook.com/editoravaler.

O evento será apresentado pelo escritor Tenório Telles, presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com a professora e filósofa Neiza Teixeira.

Tenório Telles é poeta, editor e ensaísta. Estudioso da Amazônia, se dedica ao estudo da literatura que é produzida na região, sobre a qual publicou livros e artigos.

Mestre em Literatura e Crítica Literária, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre O sagrado na lírica de Murilo Mendes, atualmente realiza estudos de doutoramento na mesma universidade.

Cursou graduação em Letras na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Também é bacharel em Direito pela mesma universidade. É autor de A derrota do mito, Canção da esperança & outros poemas, Viver, Introdução à literatura brasileira, Poesia e poetas do Amazonas e Antologia do conto do Amazonas (ambos em parceria com o escritor Marcos Frederico Krüger), Clube da Madrugada – presença modernista no Amazonas, Estudos de literatura do Amazonas (com Antônio Paulo Graça), Renovação e Prelúdio coral.

Tenório foi coordenador editorial da Valer Editora, sendo o responsável, com Isaac Maciel, pela reedição de centenas de obras fundamentais da literatura regional e da história, mitologia, sociologia e antropologia da Amazônia.

Neiza Teixeira é doutora em Filosofia pela Universidade do Porto/Portugal. É autora de artigos publicados no Brasil, Portugal, Espanha (Catálogo do Museu de Cáceres) e Alemanha. Também é autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós: uma contribuição do pensamento ‘primitivo’ ou ‘bárbaro’ para o pensar do futuro’. Atualmente, é coordenadora editorial da editora Valer.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!