O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na Zona Oeste de Manaus, vai reabrir para visitação do público a partir de quinta-feira (3/6). A informação foi confirmada ao Portal Edilene Mafra, na tarde de sexta-feira (28/5). Confira aqui os novos dias e horários de funcionamento do zoo.
A reabertura do espaço será possível porque o novo decreto estadual, anunciado pelo Governo do Amazonas na sexta, permitirá o funcionamento de zoológicos. O decreto entrou em vigor na segunda-feira (31/5).
A direção do Cigs informou que o zoológico reabrirá na quinta, feriado de Corpus Christi. O zoo está com a visitação suspensa desde janeiro deste ano, em razão da segunda onda da Covid-19 no Amazonas.
Novos dias e horários
Após confirmar a reabertura, o Cigs divulgou os novos dias e horários de visitação estabelecidos pela direção. Os detalhes em uma matéria divulgada pelo portal nesta terça-feira (1°/6).
Após a reabertura, o Zoológico do Cigs vai funcionar de terça a sábado, incluindo feriados, das 10h às 16h. Às segundas e domingos, o espaço permanecerá fechado para manutenção.
Novos valores para entrada
O Zoológico do Cigs também ajustou os valores do ingresso para acesso ao espaço. Agora, a entrada custa R$ 20 (valor integral). Para estudantes e moradores do Amazonas, o zoo cobra meia entrada (R$ 10). No caso dos residentes do Estado, é necessário apresentar identidade e comprovante de residência, para ter direito ao valor parcial.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cigs.
Crianças de até 12 anos, pessoas acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, militares e seus dependentes têm entrada gratuita.
Novo decreto estadual
De acordo com o Governo do Estado, o horário de restrição de circulação de pessoas no Amazonas foi mantido, ou seja continua entre meia-noite e 6h.
O Comitê Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas estabeleceu que a nova norma autoriza a reabertura dos zoológicos, com ocupação limitada a 50% da capacidade de público. Os espaços devem garantir ventilação natural, além das demais medidas sanitárias, como uso de máscaras.
Atrativos do Cigs
O Zoo do Cigs foi criado e é administrado pelo Exército Brasileiro – entidade subordinada ao Comando Militar da Amazônia (CMA).
O Cigs foi inaugurado em março de 1967 e ocupa uma área de 6.000 m², coberta em sua maior parte de vegetação amazônica.
Entre os animais que habitam o zoológico estão o macaco prego, a onça-pintada, o jacaré, aves e outros animais típicos da Amazônia.
Por estar inserido em um fragmento de floresta amazônica, o zoológico recebe a visita de animais de vida livre, que, às vezes, podem ser avistados durante uma visita, entre eles, preguiças, garças, e pica-pau.