A temporada de cruzeiros 2025 está de volta ao Amazonas e a Serra da Valéria, em Parintins, foi escolhida como a primeira parada de 1.200 turistas estrangeiros, que viajam no transatlântico Sirena, das Ilhas Marshall.
Os turistas desembarcaram no Centro Receptivo Fluvial Turístico da comunidade São Paulo, nessa sexta-feira, 10 de janeiro de 2025.
LEIA MAIS
- ‘Quinteto de Handebol’ reúne 17 equipes no ginásio Seo Jovem em Parintins, no AM
- Confira a lista de blocos e bandas do Carnaval 2025 em Manaus

A chegada dos cruzeiros impulsiona o ecoturismo na região e proporciona mais desenvolvimento para a população local.
SERRA DA VALÉRIA
A Serra da Valéria é um platô de 152 metros de altura, oferece uma das vistas mais belas da região de Parintins, tem um sítio arqueológico preservado e reúne quatro comunidades ribeirinhas.
O local dispõe de infraestrutura turística para atender os cruzeiros estrangeiros e escadaria com rampa de acesso que oferece maior comodidade aos visitantes na comunidade Santa Rita.
Entre os atrativos, os turistas contemplaram as belezas naturais nos passeios de canoa, bajaras e o artesanato produzido pelos ribeirinhos.
A moradora Gracenilce Da Silva Barbosa que produz colares, pulseiras e adereços de sementes comemorou o retorno dos cruzeiros na Valéria. “É uma fonte de renda extra que ajuda no sustento da família”.

O artesão Romário Ferreira da Cruz que trabalha com remos entalhados na madeira também atesta a importância da visita dos estrangeiros. “Ajuda muito, principalmente para aumentar a renda e contribuir na compra de alimentos”, comenta.
Outro que sabe como atrair os turistas é o morador Sidney Frank. Ele faz pinturas e se veste de pajé para fotografar com os visitantes. “Pra nós é um ganho, ajuda cada morador que vende seu artefato”, disse.
CHEGADA DO PRÓXIMO NAVIO
No domingo, 12 de janeiro de 2025, a cidade de Parintins receberá mais um navio com turistas estrangeiros.
Como novidade no receptivo, três palcos alternativos serão disponibilizados com toada de boi-bumbá nos coretos das Praças Eduardo Ribeiro e Judith Prestes e no Porto de Parintins.