O Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, foi indicado ao Prêmio Cenym de Teatro Nacional. O espaço cultural concorre na categoria ‘Melhor Teatro ou Casa de Espetáculos‘.
Espaços de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, também está na ‘briga’ pelo prêmio.
O Prêmio Cenym é uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB). A premiação reconhece a excelência dos elementos mais proeminentes do teatro brasileiro, desde obras, artistas, até projetos e locais.
Neste ano, o prêmio chega à 22ª edição.
COMO É A VOTAÇÃO
A escolha dos vencedores é feita por meio do voto dos membros da ATEB. O grupo é formado por atores, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores, críticos e outros profissionais em atividade de todo o país.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorre no dia 21 de novembro, às 21h, no horário de Brasília.
VISIBILIDADE
Para a diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, a premiação dá visibilidade ao maior símbolo cultural do Amazonas.
“O Teatro Amazonas é um teatro vivo que possui uma vasta produção artística durante o ano inteiro. Esse reconhecimento nacional é ótimo para uma casa de espetáculos que já recebe eventos de nível até mesmo internacional”, declarou.
PESQUISA INTERNACIONAL
Em janeiro deste ano, o Teatro Amazonas foi destaque na pesquisa online do site Angi, que apontou o monumento histórico como ‘o mais bonito do Brasil’.
A pesquisa, realizada pelo site português, analisou 132 países, entre eles o Brasil, e a partir de informações, opiniões e conteúdos relacionados ao turismo, o majestoso teatro no coração da Amazônia, foi associado mais vezes à palavra ‘bonito’ nos comentários online do site de viagens TripAdvisor.
O Teatro Amazonas integra o conjunto de espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
“O Teatro Amazonas é fruto do ciclo da borracha, um marco arquitetônico que movimenta a cultura do nosso estado, há 127 anos. Tombado como patrimônio histórico nacional, o teatro reserva uma beleza que se destaca dos demais, pois preserva parte da arquitetura e decoração original”, ressaltou o secretário Marco Apolo Muniz.
De acordo com a SEC, o Teatro Amazonas reúne critérios de ordem técnica e estrutural, indispensáveis para realização de grandes eventos como o Festival Amazonas de Ópera, Festival de Jazz, Dança e Teatro.