Manaus, 5 de maio de 2024

Turismo

Foto: João Viana/Semcom
Foto: João Viana/Semcom Foto: João Viana/Semcom

Parque Lagoa do Japiim está aberto para caminhadas na Zona Sul de Manaus

Espaço ficará aberto de terça a domingo; confira horário e atrativos.

Da redação

O parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como ‘Lagoa do Japiim’, foi reaberto pela Prefeitura de Manaus, nesta sexta-feira (14/5). Agora, os visitantes já podem voltar às caminhadas ao ar livre e às outras atividades de lazer.

O espaço está localizado na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, Zona Sul de Manaus, e ficará aberto de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. Às segundas-feiras, serão realizados os serviços de manutenção do local.

Devido às restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, o Parque Lagoa do Japiim estava fechado para visitação desde março de 2020, início da primeira onda da Covid-19, em Manaus.

“O parque está reaberto à população para caminhadas e atividades de lazer, como usualmente já fazia, mas agora seguindo os protocolos de segurança relacionados à Covid-19″, disse o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski.

Parque Lagoa do Japiim está aberto. Foto: João Viana/Semcom

A reabertura gradual e parcial dos parques e unidades de conservação começou neste mês de maio, por orientação do prefeito David Almeida.

Para a reabertura do parque Lagoa do Jappim, a Semmas, gestora do local, contou com o apoio das secretarias de Limpeza Pública (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf), nos serviços de manutenção.

Quem aproveitou o primeiro dia de reabertura do espaço foi João Dutra, morador do bairro Japiim desde a década de 1950. O vendedor de produtos farmacêuticos viu o parque ser construído em 2008 e, desde então, é frequentador e praticante de caminhadas ao ar livre.

“Eu vi tudo isso aqui ser construído e vinha sempre. Estou muito satisfeito com a reabertura”, afirmou João. Quem o acompanha nas caminhadas diárias é o cachorro de estimação Thor.

No parque é permitida a entrada de animais domesticados, desde que os responsáveis sigam as regras de convivência, como, por exemplo: coleta dos resíduos e uso de guias.

Placa na entrada do parque informa os dias e horário de funcionamento. Foto: João Viana/Semcom

Mudas

Como parte da programação de reabertura do local, a população pôde receber mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais, por meio do programa ambiental Manaus Verde.

Atrativos

A contemplação de animais como tartarugas, camaleões e pássaros está entre os atrativos do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho.

Há, ainda, árvores que oferecem sombra a quem utiliza a pista de caminhada.

Construído em uma área de 41 mil metros quadrados, o equivalente a quatro hectares ou a quatro campos de futebol, o parque foi entregue à população em 2008, no bairro cujo nome homenageia o japiim, pássaro encontrado com frequência na região.

Frequentadores devem seguir protocolos. Foto: João Viana/Semcom

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!