O Museu do Seringal Vila Paraíso é opção turística no Amazonas. Neste ano, o espaço cultural comemora 21 anos. Saiba como chegar.
Às margens do Rio Negro, o espaço fica localizado na comunidade São João, no afluente Tarumã Mirin, zona rural de Manaus, e recebe turistas locais e de outras nacionalidades, além de visitas escolares.
Os visitantes fazem uma imersão histórica no período áureo do ciclo borracha na Amazônia. A visitação é gratuita e tem duração de uma hora.
SOBRE O MUSEU
No local está presente a Casa do Seringalista, móveis e utensílios que testemunham a riqueza dos seringais no auge da valorização econômica da borracha entre os séculos XVIII e XIX.
Também é possível encontrar reproduções de algumas instalações da época, como:
- Barracão de aviamentos
- Capela de Nossa Senhora da Conceição
- Casa de banho
- Trilha das seringueiras
- Tapiri de defumação
- Além do cemitério e
- a casa de farinha.
O espaço é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, desde 16 de agosto de 2002.
CENÁRIO DE FILME
O museu já foi cenário do filme ‘A Selva’, gravado em 2001, que teve a participação da atriz Maitê Proença, e dos atores Gracindo Júnior, Cláudio Marzo, Roberto Bonfim e o ator português Diogo Morgado.
COMO CHEGAR
O acesso ao Museu do Seringal é feito por meio do transporte fluvial.
O visitante começa a viagem com saída da Marina do Davi, situada na estrada da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
Ao chegar à Marina do Davi, é preciso embarcar em uma das lanchas da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), que faz o transporte dos visitantes até ao Museu.
O valor do trecho da viagem custa R$ 21 por pessoa. A viagem leva, em média, 20 minutos de duração.
Os horários de saída das lancham têm intervalos médios de 1h.