Manaus, 20 de setembro de 2024

Turismo

Foto: Lucas Silva/Secom
Foto: Lucas Silva/Secom Foto: Lucas Silva/Secom

Maués: confira um roteiro turístico na terra do guaraná

Maués também é conhecida pelas belas praias.

Maués, a terra do guaraná, é conhecida pelas belas praias. A cidade do Amazonas também conta com museu arqueológico, visita a fábrica histórica e vivências com as comunidades indígenas.

Confira um roteiro turístico no município. As dicas são da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Maués fica a 276 quilômetros de Manaus. Segundo a Amazonastur, a cidade faz parte do Mapa Brasileiro do Turismo, do Ministério do Turismo.

Foto: Lucas Silva/Secom

PRAIAS

Maués conta com belíssimas praias

Entre os meses de fevereiro a julho, as extensões das praias do rio desaparecem devido à cheia do rio Maués-Açu, que banha a orla da cidade.

Esse é o período perfeito para conhecer os demais atrativos do município, que possui uma Floresta Estadual, Floresta Nacional de Pau-Rosa e mais de 244 comunidades indígenas.

Contribuir para o desenvolvimento sustentável aliado ao turismo e levar ao turista a conhecer esses atrativos é um dos principais pilares da agência de viagem maueense, Experiência Mawé. O guia de turismo Ítalo Mamud contou que as rotas buscam o turismo sustentável.

“Somos a Experiência Mawé, uma agência de turismo local que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas e indígenas, através de um turismo consciente e justo para turistas e comunitários”, destacou o guia.

Foto: Janailton Falcao/Amazonastur

ARTESANATO

Pensando além das praias, os visitantes podem usufruir de roteiros específicos, que incluem peças das artesãs do rio Limão e Paraconi. A ida para a comunidade pode oferecer ao turista conhecer as artesãs, e ainda, realizar uma oficina de artesanato de barro e cipó.

“A visita também inclui a opção de pernoitar na comunidade e viver um pouco da rotina da comunidade, que tem pessoas mais longevas, fomentando o turismo de base comunitária”, disse Mamud.

Foto: Diego Peres/Secom

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

A conhecida Ilha de Vera Cruz possui um sítio arqueológico indígena com mais de 5 mil peças encontradas na região. Além de conhecer sobre as histórias das peças, que estão sendo repassadas por gerações na comunidade.

No local, também é permitido realizar trilhas e fazer acampamento em barracas ou alugar casas com suítes para aproveitar um pouco mais a vista espetacular.

GUARANÁ E PAU-ROSA

Famosa pela produção do guaraná, a cidade conta com visita à Fazenda Santa Helena, localizada a 20 minutos de Maués, para acompanhar o início da fabricação do Guaraná Antarctica.

Além da produção do guaraná, Maués é conhecida pela produção de um importante óleo vegetal para a indústria da perfumaria, conhecido como Pau-Rosa, um importante fixador de perfumes.

Um pouco desse processo pode ser conferido durante a rota da cachaça, realizada pela Experiência Mawé, que inclui a visita à única fábrica de cachaça na cidade, que fica em uma propriedade centenária onde funcionava uma usina de extração de pau-rosa.

“Acreditamos que cada viagem é única e cada turista busca algo em especial de Maués, geralmente montamos os passeios de acordo com a busca do turista. O turista monta seu pacote via WhatsApp e explicamos todos os detalhes”, comentou o guia responsável pelas rotas, Ítalo Mamud.

Outros atrativos maueenses são a Cachoeiras do Amana/Parauari; Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago Grande; Pesca Esportiva; Praias; Ilha da Conversa; Reservas Indígenas; Encontro das Águas, Comunidade São Francisco do Pupunhal; Rio Jacundá; Trilhas; Turismo de Base Comunitária; Observação de Botos; Festas Religiosas; Danças Regionais; Luzéia – Pesca do Bambu; obelisco da Praça Coronel João Verçosa, entre outros.

Os interessados no roteiro turístico podem entrar em contato com a agência de turismo pelas redes sociais @experiencia.mawe e pelo telefone (92) 99256-2767, e realizar os roteiros já formatados ou montar um roteiro personalizado.

Outras opções de agências cadastradas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/. Agências credenciadas também podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!