Manaus, 28 de março de 2024

Turismo

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

É turista e precisa de ajuda? Saiba como acionar policiais bilíngues que atuam em Manaus

PMs estão aptos a atender turistas estrangeiros e locais.

Com informações da assessoria

Está visitando pontos turísticos de Manaus e precisa de ajuda da polícia? A cidade conta com policiais militares bilíngues – que falam diferentes idiomas. Os PMs estão aptos a atender turistas estrangeiros, além de amazonenses e visitantes de outros estados. O número para contato com esses policiais é o +55 (92) 98842-1769. O 55 é código do Brasil e, portanto, não precisa ser digitado por habitantes do país.

Os policiais que patrulham as regiões turísticas de Manaus pertencem à Companhia de Policiamento Turístico (Politur), da Polícia Militar do Estado. Esses PMs usam um tradicional boné e brasão azul.

Conforme o Governo do Amazonas, os policiais bilíngues atuam nos circuitos mais populares entre os visitantes, como o Largo São Sebastião, praça que abriga o Teatro Amazonas, no Centro Histórico de Manaus.

A Politur também está presente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste, e no Centro, área da capital que concentra prédios históricos como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Policiais atuam presencialmente nos principais pontos turísticos de Manaus. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Qual o trabalho dos policiais?

O patrulhamento ocorre com o objetivo de prevenir turistas contra ações de infratores. Os policiais também auxiliam estas pessoas com informações essenciais para que possam desfrutar de uma visita segura ao Estado.

O comandante da Politur, capitão Jorge Barreto, explica como é realizado o atendimento especializado aos turistas.

“Atuamos em casos de crimes ocorridos contra turistas, pois quando sofrem algum tipo de infração e pela condição de estarem em trânsito na região, precisam de um atendimento especializado para restabelecer ou amenizar as consequências do crime, para que possam aproveitar o restante dos dias na região”, informa.

Policiais também estão presentes no Porto de Manaus. Foto: Divulgação/SSP-AM

Treinamento

A Companhia de Policiamento Turístico presta o apoio necessário ao turista local ou estrangeiro em solo amazonense. No caso dos visitantes oriundos de outros países, a unidade possui policiais capazes de realizar atendimentos em outros idiomas.

Inclusive, ter formação em outro idioma é uma exigência para que o policial atue na Politur. Também é preciso que o militar seja aprovado em um exame interno de verificação do conhecimento no referido idioma.

O policial ainda passam por um treinamento de relação interpessoal voltada ao turismo para então ser efetivado na companhia especializada. Os cursos têm duração de 10 a 20 dias e são realizados no complexo do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Todo o processo foi realizado e finalizado pelos 23 policiais que formam o atual efetivo da Politur. Cada um deles tem domínio de algum idioma, sendo o inglês, espanhol, francês e japonês as línguas majoritárias.

Policiamento especializado

Já são quase três décadas desse patrulhamento especializado desempenhado em Manaus. A Companhia de Policiamento Turístico foi criada no ano de 1993, devido à necessidade de atendimento especializado aos turistas de outros estados e nações que visitavam a região.

A patrulha treinada e habilitada é imprescindível, pois a condição de turista possui características próprias e específicas que os tornam vulneráveis quanto à preservação da própria segurança.

A Politur opera ao lado da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), com o objetivo de prevenir os turistas contra possíveis danos durante sua estadia no Estado, além da troca de conhecimento durante os treinamentos que ocorrem anualmente sobre turismo e legislação turística.

Turistas locais ou estrangeiros podem entrar em contato com a equipe de Politur por meio do telefone 55 (92) 98842-1769.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!