Manaus, 24 de julho de 2024

Turismo

Foto: Divulgação/Sema
Foto: Divulgação/Sema Foto: Divulgação/Sema

Conheça ‘Airão Velho’, ponto turístico formado por ruínas no Amazonas

Visitação conta com ruínas e trilha até a Cachoeira de São Domingos.

Com informações da assessoria

A vila de ‘Airão Velho‘, antiga sede do município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus, conta com ruínas e trilha até a Cachoeira de São Domingos, no Amazonas. A visitação ao ponto turístico tem auxílio de condutores e guias. Conheça.

O manejo da trilha faz parte do projeto ‘Caminhos do Rio Negro’, que percorre Unidades de Conservação do ‘Mosaico do Baixo Rio Negro’. A área fica dentro do Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte, e é administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O gestor da área, Jaime Gomes, afirma que o manejo de trilhas faz parte de um trabalho para fortalecer o turismo local. “Airão Velho surpreende por suas estruturas permanecerem erguidas, sendo hoje muito procurada para o turismo histórico da região”, reforça.

Foto: Divulgação/Sema

PROJETO ‘CAMINHOS DO RIO NEGRO’

O trabalho de manejo de trilhas é realizado em uma parceria com a Secretaria de Turismo de Novo Airão, por meio da Rede Brasileira de Trilhas.

O projeto ‘Caminhos do Rio Negro’ é uma rede de trilhas de longo curso, com aproximadamente 630 quilômetros de extensão, que percorre diversas Unidades de Conservação pelos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão e Barcelos.

TRILHA

A nova trilha até a Cachoeira de São Domingos tem extensão de três quilômetros. Recentemente o local passou por limpeza, manejo e sinalização e já está aberta para visitação.

Cachoeira de São Domingos em ‘Airão Velho’- Foto: Divulgação/Sema

COMO VISITAR

Os interessados em visitar o local devem buscar orientações no Centro de Atendimento ao Turista, no centro de Manaus. As visitas contam com o auxílio de condutores e guias qualificados.

AIRÃO VELHO

Airão Velho foi o primeiro povoado fundado por portugueses na região, em meados de 1690. O local vivei o auge e o declínio da economia gomífera (da borracha). Atualmente, as ruínas são ponto turístico no Amazonas.

Trilha até Cachoeira de São Domingos- Foto: Divulgação/Sema

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!