O Boi Garantido, a Batucada e o Amazon Bus vão realizar um City Tour por Manaus, neste sábado (26/12). Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 40, para moradores do Amazonas. Turistas pagam R$ 80. Saiba, abaixo, como participar do passeio e o que o diz o novo decreto do Estado sobre esse tipo de atividade.
O City Tour partirá do Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, às 16h deste sábado. Em seguida, o ônibus passará pelo Centro Histórico, Depois, seguirá para outros pontos turísticos de Manaus, como Arena da Amazônia, Ponta Negra e Ponte Rio Negro.
O passeio deve ser concluído por volta das 20h. A intenção é fazer três horas de tour a bordo do ônibus. O veículo é climatizado e possui dois andares.
Conforme informações da KF Turismo, empresa responsável pelo Amazon Bus, por conta da pandemia de Covid-19, o ônibus vai levar somente 35 pessoas, incluindo os 15 integrantes da Batucada e Garantido.
Como fica o City Tour com o novo decreto?
O novo decreto do Governo do Amazonas, que passou a valer neste sábado (26/12), não cita o City Tour. Mas, o documento autoriza o transporte de passageiros, incluindo esse serviço entre as atividades essenciais.
“Para efeito do disposto no artigo 1.º deste Decreto, são considerados serviços essenciais, com funcionamento autorizado: I – serviço de transporte de passageiros, incluídos os motoristas de
aplicativos e taxistas”, diz o documento.
Além disso, o decreto mantém o serviço intermunicipal de transporte, ou seja, o transporte de passageiros entre as cidades do Amazonas. O documento diz que a fiscalização desse serviço será reforçada.
“A Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros será ampliada, de modo a garantir a observância das normas sanitárias, em especial, o respeito a capacidade máxima de passageiros”, afirma trecho do documento.
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) ainda não divulgou detalhes sobre as atividades turísticas do Amazonas para o período em que o decreto estiver em vigor. As medidas estabelecidas no documento valerão até o dia 10 de janeiro de 2021.
Já a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa informou que suspenderá, a partir deste sábado (26/12), a programação e a visitação dos espaços culturais administrados pela pasta. As atividades nos equipamentos culturais vão ser suspensas até o dia 10 de janeiro e uma nova agenda vai ser reestruturada, conforme o cenário da pandemia de Covid-19 no Estado.
Só que o decreto permite a “realização de apresentações artísticas, desde que transmitidas
pela internet, sem a presença de público”.