O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) vai ser espaço da ação educativa ‘Brincar e Aprender- Diferenças entre os peixes-bois da Amazônia e o marinho’. A atividade é gratuita, e ocorre neste sábado, 19 de julho de 2025, das 13h30 às 16h30.
Para participar, basta agendar a visita ao Bosque da Ciência, através do site de agendamento, neste link direto.
LEIA MAIS
- Espetáculos, arraiais, cinema e outras festas estão na agenda cultural deste fim semana
- Manaus recebe o ‘Cirque Bouglione Brasil’; confira os dias e horários das sessões

SOBRE AÇÃO EDUCATIVA
A ação tem como objetivo mostrar aos visitantes as principais diferenças entre as duas espécies de peixe-boi, o da Amazônia (Trichechus inunguis) e o marinho (Trichechus manatus), além de sensibilizar o público sobre a importância desses mamíferos aquáticos.
A iniciativa é uma parceria do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Projeto Mar à vista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
PROGRAMAÇÃO
O evento contará com atividades atrativas e didáticas voltadas especialmente ao público infantil.
A programação inclui atrações como desenhos para colorir, jogos educativos e apresentação de fantoches, que abordam de maneira lúdica aspectos biológicos, comportamentais e ambientais relacionados aos peixes-bois.
O evento faz parte de uma série de ações de educação ambiental promovidas pela Ampa e pelo LMA, laboratório que há mais de 50 anos atua na pesquisa, reabilitação e conservação de mamíferos aquáticos na região amazônica, como o peixe-boi-da-amazônia, espécie endêmica e ameaçada de extinção.
BOSQUE DA CIÊNCIA
O Bosque da Ciência fica dentro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Zona Sul de Manaus.
Para visitar o espaço, é necessário que o visitante faça o agendamento gratuito, pelo link https://bosquedacienciaam.wixsite.com/agendamento.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram @bosque.inpa.