Manaus, 20 de outubro de 2021

Turismo

Foto: Divulgação/Amazonastur
Foto: Divulgação/Amazonastur Foto: Divulgação/Amazonastur

Amazonastur lança 1º Festival Amazonas de Turismo

Apresentações culturais e outros eventos estão na programação.

Com informações da assessoria

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) vai lançar o 1° Festival Amazonas de Turismo. Palestras, apresentações musicais e de escolas de samba, venda de pacotes turísticos, exposições, praça de alimentação estão na programação. Também está confirmada a presença de diferentes instituições públicas e privadas. As inscrições estão abertas.

O evento, que será gratuito, ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 deste mês de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA), Zona Centro-Sul de Manaus.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Voltado ao trade e ao público em geral, o festival vai ser realizado das das 15h às 21h, e vai apresentar os melhores roteiros turísticos no Amazonas, reunindo cultura e gastronomia. Também ocorrerão palestras e vendas de serviços turísticos.

Para ter acesso ao evento será necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. As atividades serão realizadas respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e outros órgãos sanitários.

O festival será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA). Foto: Clóvis Miranda/Secom

Iniciativa

A iniciativa visa transformar Manaus em um palco para novas oportunidades de negócios, capacitação e fomento para o turismo no Estado.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, disse que a ideia do evento surgiu após um encontro com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e com o deputado Tony Medeiros, visando a possibilidade de fazer uma homenagem pelo Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo, comemorados em 27 de setembro. Além disso, ele destaca a necessidade de fomento ao turismo neste momento de retomada.

“Vai ser uma oportunidade de os amazonenses estarem conhecendo mais o Amazonas, conhecerem os nossos produtos turísticos. Oportunidade de fecharem negócios, buscarem o conhecimento de tudo aquilo que nós temos de potencial. Teremos cursos de capacitação, trabalharemos produtos turísticos e palestras envolvendo todo esse processo de retomada e fomento ao turismo que está sendo possível com o avanço da vacinação”, disse Litaiff.

Retomada e desenvolvimento

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o primeiro Festival Amazonas de Turismo contribuirá efetivamente com a economia do Estado.

“Nossa proposta é apresentar os talentos do Amazonas em diferentes segmentos artísticos, assim como nossos equipamentos culturais. Entre eles, o nosso maior patrimônio histórico, o Teatro Amazonas, que neste ano completa 125 anos e torna tudo ainda mais significativo nesta retomada das atividades”, comenta Marcos Apolo.

O presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Aleam, deputado Tony Medeiros, ressaltou que o setor do turismo é uma das principais alternativas de desenvolvimento do Amazonas, principalmente para os municípios do interior. Também é uma atividade, que ajuda a preservar a natureza.

“Temos um povo receptivo, uma natureza e uma riqueza cultural sem igual. Junto à Amazonastur criamos esse festival, que tem a previsão de ocorrer todos os anos, para despertar o nosso povo para esse potencial e dar a oportunidade para os municípios, para os nossos irmãos do interior, de mostrar um pouco sua arte, artesanato, produtos, eventos e divulgar o potencial turístico de nossas cidades para o mundo”, disse o deputado.

Amazonastur lança 1º Festival Amazonas de Turismo. Foto: Divulgação/Amazonastur

Atividades

A programação vai contemplar palestras gratuitas voltadas para profissionais da área sobre Marketing Digital, Cases de Sucesso no Turismo Amazonense, Turismo Inclusivo e Acessível, Turismo como Ferramenta de Desenvolvimento na Amazônia. O acesso é gratuito e os interessados devem se inscrever no link (https://bit.ly/amazonasturpalestra).

Ao longo dos três dias, o público também poderá conferir apresentações culturais variadas como Nicolas Jr, Márcio Braga, Eduardo Leite, os Corpos Artísticos do Estado e a banda Black Cold.

O festival conta, até o momento, com a participação de 15 municípios do Estado que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

A ação faz parte da estratégia do Governo de Estado de promover ações que estimulem os setores mais afetados pela pandemia.

O evento também contará com a participação de agências de turismo, com venda de pacotes turísticos, exposições artísticas, artesanato regional e indígena, além de praça de alimentação com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM).

O Amazonas Cluster de Turismo, entidade que reúne 27 empresários de hotéis, também participará da programação com apresentação dos serviços turísticos dos associados. Os artesanatos serão apresentados por meio de uma parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI) e a Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Nilton Lins e a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), que ofertam cursos de turismo, também participarão da programação. Ao longo dos três dias de evento, escolas de samba também realizarão apresentações.

Programação

No dia 24 de setembro, às 10h, ocorrerá a Sessão Especial em Homenagem ao Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo, no auditório Belarmino Lins, na Aleam. No mesmo dia, às 15h, ocorre a abertura oficial do Festival no CCA, localizado na Avenida Constantino Nery, 5.001, Flores.

A programação completa dos três dias de evento será divulgada ao longo dos próximos dias.

COMPARTILHE