O Amazonas é eleito o melhor lugar do mundo para o Ecoturismo pela revista norte-americana Forbes. A publicação, de julho de 2023, cita reservas ambientais e parques nacionais do Estado.
Ao destacar o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, a plataforma ressalta que a região conta com “mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade”. É um local que “protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirma Forbes Advisor.
O ranking é composto por 50 países, e o Brasil recebeu uma elevada pontuação. Confira os três primeiros colocados:
- 1º lugar – Brasil (Complexo de Conservação da Amazônia Central): 94,9 pontos
- 2º lugar – México: 86 pontos
- 3º lugar – Austrália: 84 pontos
PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL
O Índice de Ecoturismo, elaborado pela plataforma global Forbes Advisor, ranqueia os países com base na avaliação da biodiversidade, quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, e na sustentabilidade destes destinos.
A publicação da revista norte-americana, de julho de 2023, cita o Complexo de Conservação da Amazônia Central, com destaque para os parques Nacional do Jaú e Anavilhanas, além das Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá e Amanã.
O Amazonas tem 42 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 16 Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
AMAZONAS COMO DESTINO
De acordo com Ian Ribeiro, presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o destaque é resultado do trabalho ordenamento e de formatação de produto em Novo Airão, que fica a 115 quilômetros da capital.
“O turismo é essa economia que alia o desenvolvimento econômico e social com a sustentabilidade. Trabalhamos o ecoturismo com comunidades indígenas e ribeirinhas, que valorizam o que têm o conhecimento da floresta”, declara.
Os turistas que visitarem o Amazonas também contam uma plataforma on-line ‘Amazonas to go’, que oferece informações sobre locais para comer, hospedagem e contatos de guias credenciados.
Os municípios amazonenses de Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Boa Vista do Ramos, Careiro e Parintins já estão inseridos na plataforma que conecta os turistas às informações necessárias para sua estadia.