Manaus, 3 de dezembro de 2021

Teatro

Foto: Laryssa Gaynett/Fetam
Foto: Laryssa Gaynett/Fetam Foto: Laryssa Gaynett/Fetam

Programação do Festival de Teatro da Amazônia segue até terça-feira

Festival conta com apresentações presenciais e online.

Da redação

programação da 15ª edição do Festival de Teatro da Amazônia segue até terça-feira (12/10). O evento conta com apresentação de espetáculos em Manaus e na cidade de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).

Esta edição começou na sexta-feira (8/10), com abertura oficial no palco do Teatro Amazonas. A atriz Ednelza Sahdo, considerada a ‘Rainha do teatro amazonense’, recebeu homenagem no evento. Ela interpretou Medeia, personagem da mitologia grega destaque na peça Medea, de Eurípedes.

Ednelza Sahdo interpretou o texto de Medea. Foto: Laryssa Gaynett/Fetam

Retomada

A realização do Festival de Teatro da Amazônia marca o retorno dos espetáculos do segmento ao calendário cultural do Amazonas. A vice-presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Ana Oliveira, celebrou o retorno.

“Eu vejo como um grande respiro. A gente ficou tanto tempo sem saber quando, e voltar a pisar nesse palco é muito especial. Foi resistência. A gente sobreviveu e estamos aqui com gana, com garra, para continuar fazendo arte, para continuar promovendo espetáculos e acessibilidade à população”, disse.

Ana Oliveira resumiu a mensagem passada pelos espetáculos que compõem a 15ª edição do evento.

“A grande mensagem é que os artistas da Amazônia estão vivos e ‘re-existindo’, ocupando esses palcos e fazendo arte. A maior parte são produções que foram criadas durante esse período pandêmico, o que reforça que ainda na adversidade, os artistas estão criando. E essa mensagem da arte da alegria precisa chegar. Ainda mais depois de tudo o que a gente passou. A gente precisar abrir um sorriso, a gente precisa reconstituir a nossa textura emocional”, ressaltou.

Os espetáculos do festival estão sendo transmitidos no canal da Fetam no YouTube.

Espetáculo ‘Fina’ abriu a programação desta edição. Foto: Laryssa Gaynett/Fetam

Edição 2021

Neste ano, o evento conta com 20 espetáculos, entre apresentações presenciais em Manaus e Iranduba , além de atividades formativas online até 16 de outubro. O acesso é gratuito.

Festival de Teatro da Amazônia é realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e faz parte do programa + Cultura, um pacote de ações voltadas à cultura e à economia criativa.

Agendamento

Para os espetáculos apresentados no Teatro da Instalação e Teatro Amazonas, é necessário agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Também é preciso apresentar comprovante de vacinação na entrada dos equipamentos culturais.

O uso de máscara é obrigatório nos espaços.

As apresentações online ocorrem no canal da Fetam no YouTube.

Confira a programação

Domingo (10/10)

10h – online – no YouTube, tem ‘Lua de Mel’, de Lamira Artes Cênicas, do Tocantins.

13h – online – será apresentado ‘A Borracheira’, da Associação Cultural O Imaginário, de Rondônia.

16h – presencial – no Teatro da Instalação, a atriz Carol Santa Ana, em parceria com o Ateliê 23, apresenta solo ‘A Mulher que Desaprendeu a Dançar’.

19h – presencial – Companhia de Artes Cênicas entra em cena com ‘Circo de La Mamá, também no Teatro da Instalação.

Segunda-feira (11/10)

10h – online – no YouTube, tem ‘Palhaço Microbinho em Família’, de Rogério Barcellos, do Acre.

13h – online – será apresentado o espetáculo ‘À Luz do Luar – Um Fragmento’, da Cia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte, também no YouTube.

17h – presencial – no Largo de São Sebastião, às 17h, um Nupramta apresenta ‘A Bolha.

20h – presencial – tem ‘Jogo do Bicho’, do Grupo Garagem, no Buia Teatro, situado na Rua Libânia, 300, Centro de Manaus.

Terça-feira (12/10)

10h – online – o YouTube da Fetam traz ‘Cadê todo mundo?’, Da Criart Teatral, de Roraima.

13h – online – tem ‘Desterrados – Um Eco de Resistência’, da Casa Circo, do Amapá, também no YouTube.

17h – presencial – no Buia Teatro, o Processo Natimorto exibe ‘Abaporutação’.

20h – presencial – será apresentado ‘Menina Miúda’, de Menina Miúda Produções, no Teatro Amazonas.

COMPARTILHE