Manaus, 23 de abril de 2024

Teatro

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Festival PAN encerra inscrições para oficinas gratuitas de cultura nesta sexta

Taciano Soares e Vanja Poty vão ministrar as oficinas.

Da redação

A 2ª edição do Potência das Artes do Norte (PAN!) recebe inscrições para oficinas gratuitas de cultura até esta sexta-feira (23/4). O evento, que começa neste sábado (24/4) e será realizado até o doa 30 de abril, tem toda a sua programação online e gratuita.

O festival está oferecendo as seguintes oficinas: ‘Dialogar com o Público: Planejamento e Análise de Mercado na Cultura’, com Taciano Soares; e ‘Treinamento contemplativo para o artista da cena na pandemia’, com Vanja Poty.

As inscrições nas oficinas podem ser feitas pelo site https://linktr.ee/pan.norte/.

Conteúdo das oficinas

Com duração de quatro horas, a oficina ‘Dialogar com o Público: Planejamento e Análise de Mercado na Cultura’ propõe estimular um olhar atento para a construção das pontes possíveis e necessárias com os públicos das manifestações culturais. Além disso, tem como objetivo a reflexão de uma relação crítica sobre o processo de formação do capital cultural, bem como desenvolver elementos de análise sobre o cenário de atuação.

“A cultura, cada vez mais, precisa equipar-se de mecanismos que orientem a construção das propostas de atuação e intervenção na sociedade como um direito assistido pela Constituição e, ao mesmo tempo, o combate à precariedade no cenário das políticas públicas para o setor”, destacou o ministrante, Taciano Soares.

O conteúdo programático possui os seguintes temas: capital cultural; identidade e consumo cultural; noção de públicos da cultura e políticas culturais; planejamento na cultura; matriz de SWOT e mapa de Stakeholders; além de desenvolvimento do negócio.

Não há limite para a quantidade de participantes, contudo, é desejável (mas não excludente) que o participante seja ou tenha alguma experiência com produção cultural e/ou gestão cultural, seja privada ou pública, ou mesmo vivência no terceiro setor ou artes em geral. O curso também é recomendado para estudantes da área.

Já a oficina ‘Treinamento contemplativo para o artista da cena na pandemia’ tem como foco a orientação artística de projetos criativos dos participantes – de qualquer linguagem, a partir do estabelecimento de espaços sacralizados para a prática artística em meio ao ensimesmamento imposto pelo espírito do tempo, bem como a preparação corporal por meio do hatha yoga e de exercícios inspirados no budismo tibetano.

O curso tem o número limitado de vagas – até 15 participantes. O público-alvo é formado por atores e performers que estejam interessados em verticalizar ideias de cenas, espetáculos, performances e afins.

Perfil facilitadores

Taciano Soares

Taciano Soares é ator, diretor, produtor e gestor cultural, além de diretor da cia Ateliê 23 e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como docente em Teatro e Gestão/Produção Cultural. Pesquisa a encenação e atuação performativas, as bionarrativas cênicas e as políticas culturais, com ênfase no público. Foi secretário executivo de Cultura e diretor de teatros e centros culturais do Amazonas. Atuou e produziu mais de 50 projetos em criação, pesquisa e circulação artística no âmbito federal, estadual e municipal.

Vanja Poty

Vanja Poty é professora de atuação e performance do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordenadora da especialização em Ensino de Arte da mesma universidade e parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES – Ufam/UEA. Doutora em Artes da Cena pela Unicamp, pesquisadora e propositora do projeto de extensão e pesquisa Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista – NUPRAMTA – desde 2015. Autora de A Cena e o Sonho: Poéticas Rituais de Criação na Obra do Odin Teatret (2015). Desde seu ingresso como docente do Curso de Teatro da UEA, dedica-se aos estudos acerca do treinamento do artista da cena, atua como performer e investiga esta linguagem, além de orientar processos criativos em artes da cena.

Taciano Soares e Vanja Poty. Fotos: Divulgação

Festival PAN

O Potência das Artes do Norte é o primeiro festival on-line de artes cênicas surgido em uma ‘PANdemia’, com intuito de estimular debates, programação acadêmica e exibição de espetáculos da Região Norte do Brasil para todo o país e outros países.

A proposta do festival é inspirada também na etimologia da palavra ‘PAN’ – de todo ou por inteiro, além de também fazer referência ao Deus Pã da mitologia grega, divindade dos bosques e da natureza.

Em sua segunda edição, o PAN!, que tem como proposta escoar e fortalecer as produções da Região Norte por meio de uma programação de relevância nacional, terá representantes de seis dos sete estados nortistas em sua programação, que inclui espetáculos, oficinas, núcleo de crítica e pitch.

O PAN será realizado de 24 a 30 de abril de forma gratuita e online. O festival foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) com recursos da Lei Aldir Blanc.

Mais informações sobre o festival podem ser acessadas no Instagram @pan.norte, Facebook https://fb.me/pan.norte2020 ou pelo site https://linktr.ee/pan.norte.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!