Manaus, 28 de novembro de 2022

Teatro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Festival Amazônia Encena na Rua recebe inscrições; edição XII será virtual

Festival recebe inscrições dos estados da Amazônia Legal.

Da redação

A XII edição do Festival Amazônia Encena na Rua está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro de 2021. O evento recebe inscrições de espetáculos de rua de grupos de teatro, dança e circo dos estados que compõem a Amazônia Legal. O festival será realizado de 22 a 28 de março de 2021, de forma virtual.

Realizado no Estado de Rondônia, o festival possibilita o desenvolvimento da atividade artística, o acesso das pessoas de todas as camadas sociais às artes e o intercâmbio das linguagens, das estéticas e dos grupos e companhias da Amazônia.

Nesta edição, que será virtual devido a pandemia da Covid-19, o alcance do festival se expandirá pelo Brasil e pelo mundo. A ideia é difundir as artes cênica de rua produzidas na Amazônia.

“O Festival Amazônia Encena na Rua é uma grande festa das Artes Cênicas de Rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e para a formação de plateia no Estado de Rondônia”, ressalta a organização.

Nas edições anteriores do Encena na Rua, Porto Velho, capital de Rondônia, parou para ver o teatro de rua e mais de meio milhão de pessoas assistiram as apresentações do festival no decorrer das 11 edições.

Edição deste ano será virtual. Foto: Divulgação

Inscrições

Para efetuar a inscrição, é necessário o preencher formulário de inscrição online disponível no link: http://bit.ly/3oG3vLg.

Deverão constar ficha técnica, contatos e responsável pela inscrição, links: fotos, portfólio e vídeo do espetáculo.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: amazoniaencenanarua2021@gmail.com.

XII Edição

O Amazônia Encena na Rua é um festival de artes integradas que chega a sua 12ª edição e difundirá no ambiente virtual os melhores espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo) que foram produzidos na Amazônia Legal.

O evento vai contar com exibição de espetáculos, seguidos de debate com integrantes do elenco e a plateia virtual com interação por meio dos comentários nos perfis de transmissão do evento no Facebook e YouTube.

Cada sessão terá duração de duas horas, e será mediada por um apresentador. Durante todas as apresentações do festival haverá tradução em Libras.

Antes de cada sessão e no texto de descrição da transmissão dos espetáculos será informada a classificação indicativa. Toda a programação do festival será gratuita.

A XII edição foi contemplada no edital nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) – Eixo I: Festivais – Item VI: Linha de Apoio Audiovisual.

Evento recebe trabalhos dos estados da Amazônia Legal. Foto: Divulgação

O Imaginário

As edições do Festival Amazônia Encena na Rua são realizadas pelo ‘O Imaginário’. O grupo foi fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas.

Em seus trabalhos, O Imaginário discute a relação entre o público, o teatro e a cidades.

O grupo já realizou projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre e Rondônia; duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018), que circulou por todas as regiões do país; duas edições da Caravana Petrobras de circulação de espetáculos; e circulação pelo circuito pelo Sesc Amazônia das Artes.

Também produziu as 11 edições do Festival Amazônia Encena na Rua, reunindo grupos de artes públicas da Amazônia e das demais regiões do país.

O Imaginário já foi selecionado em mais de 30 prêmios nacionais, com destaque para duas edições do ‘Rumos – Itaú Cultural’, um prêmio de Gestão da Economia Criativa, sete prêmios da Caixa e 14 prêmios da Funarte.

COMPARTILHE