Do Amazonas, o espetáculo ‘As Cores da América Latina‘, da Panorando Cia e Produtora, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro. A obra está entre as quatro indicadas na categoria ‘Destaque Nacional’.
Esta é a 34ª edição da premiação. Desde 1988, o Prêmio Shell destaca profissionais das Artes Cênicas que tiveram obras apresentadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Pela primeira vez na história, neste ano, foi criada a categoria ‘Destaque Nacional’, para reconhecer os quatro principais espetáculos cênicos estreados em todo o Brasil no ano de 2023.
Entre os indicados está o espetáculo amazonense ‘As Cores da América Latina’. A obra estreou em junho deste ano dentro do ‘XIV Festival Amazônia Encena na Rua’, em Rondônia.
Em julho, esteve no ’31º Festival de Inverno de Garanhuns’, em Pernambuco. Também participou de importantes eventos no Amazonas, como a ‘II Semana de Profissionais da Dança’, o ‘XI Festival Amazonas de Dança’ e ‘XVII Festival de Teatro da Amazônia’.
Para Fábio Moura, diretor do espetáculo, “esse é um momento único na história do grupo. Fomos o primeiro espetáculo da Região Norte indicado no Prêmio Shell, e no primeiro ano da categoria nacional levamos o nome do Amazonas”, ressaltou.
O espetáculo tem como base três manifestações culturais latinoamericas:
- Fiesta de la Tirana (CHI),
- Huaconada (PER) e
- Cavalo-Marinho (BRA)
As apresentações mesclam danças urbanas e contemporânea. O cenário do espetáculo usa cores vibrantes, além de seis máscaras de ‘Fofão’, personagem tradicional do Carnaval Maranhense (BRA).
PREMIAÇÃO
A cerimônia de premiação do 34º Prêmio Shell de Teatro acontecerá no primeiro semestre de 2024 na cidade de São Paulo (SP).
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: As Cores da América Latina
Direção: Fábio Moura
Assistente de Direção: Talita Menezes
Coreografia: Criação Coletiva
Intérprete-Criadores: Ana Carolina Nunes, Benner Siqueira, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes.
Visualidade e Pesquisa Musical: Fábio Moura e Talita Menezes
Confecção de Figurino: Lú de Menezes
Produção: Fábio Moura
Fotos: Hamylle Nobre