Manaus, 16 de julho de 2024

Teatro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Bailarino explica papel da dança para atores em oficina do grupo Metamorfose

Welson Rodrigues abordará resistência física como ponto essencial.

Da redação

A Cia de Teatro Metamorfose apresenta o processo criativo ‘Dança Gestual’, com o bailarino Welson Rodrigues, a partir das 18h desta quarta-feira (5/5). Durante a oficina, ele abordará resistência física como ponto essencial para que o ator utilize o canto, a dança e a interpretação no teatro musical.

A live será transmitida no canal do grupo no YouTube e no perfil no Instagram, (@ciadeteatrometamorfose). O evento faz parte da série de atividades em comemoração aos seus 27 anos da companhia.

De acordo com o grupo, a atividade está dentro da programação da mostra de repertório ‘Metamorfoseando por aí’, que visa apresentar os espetáculos produzidos pela companhia durante a sua trajetória.

O projeto recebeu recursos da Lei Aldir Blanc por meio do Edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM). Diante das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus, a mostra está sendo exibida em formato digital.

Cia de Teatro Metamorfose. Foto: Divulgação

Atividade

Weldson Rodrigues será o expositor do ‘Dança Gestual’. Ele é professor, bailarino e coreógrafo e assina processos criativos dos espetáculos do grupo Metamorfose. Por meio do trabalho, o profissional faz a preparação corporal dos atores para a dança, que é usada como ferramenta auxiliar na composição de personagens.

Rodrigues citou assuntos que a oficina abordará. “Vou expor a técnica de respiração e preparação corporal do ator, juntamente com o estudo dos gestos do cotidiano para somar na interpretação, tornando-a mais orgânica, mais verdadeira. E também, o aproveitamento e o limite da movimentação espontânea, já que muitos dos atores que não passaram por uma formação em dança”, informou o bailarino.

Muitos dos pontos expostos por Weldson Rodrigues são utilizados no processo de montagem dos espetáculos. Ele ressaltou que o processo de investimento em expressão corporal é fundamental para o ator.

“No meu ponto de vista, é um investimento pessoal. O ator, de certa forma, se envolve plenamente na descoberta do perfil de cada personagem, e é um desafio em cada montagem, pois ultrapassa o seu limite. É uma descoberta incansável e necessária”, explicou.

Experiência

Weldson Rodrigues é natural de Itacoatiara, no Amazonas, e reside em Manaus, capital do Estado, desde a década de 1990. Ele decidiu mudar para a cidade para se dedicar ao estudo e se profissionalizar na área da dança.

O bailarino é portador de deficiência visual, mas isso nunca o impediu de desenvolver e dirigir trabalhos importantes, como ‘Do Tamanho de Um Bonde’, que trazia em seu elenco diversos cantores de renome em Manaus, entre eles, Márcia Siqueira, Zezinho Corrêa e Amílcar Azevedo.

Ele também foi o preparador físico do ‘Brincadeiras’, espetáculo premiado em festivais da cidade.
Em Parintins, Weldson também executou coreografias para os bois Caprichoso e Garantido. O bailarino também já realizou diversos trabalhos para as cirandas de Manacapuru e para os bois em Nova Olinda do Norte, outras duas cidades do Amazonas.

O bailarino amazonense Welson Rodrigues. Foto: Divulgação

Programação da mostra

Durante a execução do ‘Metamorfoseando por aí’, a companhia exibirá os espetáculos: ‘A Bela e a Fera’, ‘São Jorge e o Dragão’, ‘Eu chovo, Tu choves, Ele chove’ e ‘João e o Pé de Feijão’.

Todos os espetáculos serão apresentados de forma virtual com legendas. Afinal do projeto, a programação será compactada em forma de documentário e os 100 DVDs serão distribuídos para instituições que trabalham com crianças carentes.

SERVIÇO

Evento: Processos Criativos – Dança Gestual com Weldson Rodrigues pela mostra ‘Metamorfoseando por aí, 27 anos de Teatro no Amazonas’, da Cia de teatro Metamorfose
Data: nesta quarta-feira (5/5), às 18h
Onde: Canal YouTube e IGTV @ciadeteatrometamorfose

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!