Manaus, 16 de agosto de 2022

Religião

Foto: Vinícius Lima/ Sistema Alvorada de Comunicação
Foto: Vinícius Lima/ Sistema Alvorada de Comunicação Foto: Vinícius Lima/ Sistema Alvorada de Comunicação

Parintins realiza Festa de Nossa Senhora do Carmo 2022; confira programação

Festividade religiosa segue até 16 de julho.

Da redação

A Diocese de Parintins vai promover a Festa de Nossa Senhora do Carmo 2022 a partir desta quarta-feira (6/7) até 16 de julho. O evento deste ano tem como tema ‘Maria, Mãe, Educadora na fé’. Confira a programação do primeiro dia do círio.

Considerada a maior festividade religiosa da região do Baixo Amazonas, o evento em homenagem à padroeira de Parintins volta a receber os devotos, após dois anos de suspensões por conta da pandemia da Covid-19.

A Festa de Nossa Senhora do Carmo conta com o apoio da Prefeitura de Parintins.

Festa de Nossa Senhora do Carmo. Foto: Vinícius Lima/ Sistema Alvorada de Comunicação

Programação

Nesta quarta-feira (6/7), aconteceu o Círio Fluvial, momento que também marca o início das festividades. Fiéis e devotos puderam acompanhar a santa que saiu por volta das 7h, da Vila Amazônia e chegou na sede do município às 8h30.

Já no porto de Parintins, a imagem peregrina foi recepcionada por centenas de cristãos que saudavam a Vigem Maria com bandeirolas e cantos de alegria. Logo depois foi conduzida à Paróquia de São José Operário.

Ainda, no início da noite desta quarta (6/7), o Círio do Carmo sairá da igreja matriz da paróquia São José Operário, às 18h, seguindo, tradicionalmente, pelas ruas Nações Unidas, Senador Álvaro Botelho Maia (conhecida como Avenida da Fé) e a Avenida Amazonas com destino a Catedral de Parintins. Em seguida ocorre a celebração eucarística.

Durante as novenas os próprios padres diocesanos serão os pregadores nas noites em que suas paróquias serão responsáveis pelas celebrações. Um gesto que já acontece há três anos como demonstração da comunhão e unidade da igreja local.

COMPARTILHE