Manaus, 7 de agosto de 2022

TUDOPod

Fotos: Eliena Monteiro/PEM
Fotos: Eliena Monteiro/PEM Fotos: Eliena Monteiro/PEM

Receitas com pirarucu e banana pacovã disputam Festival Brasil Sabor no AM

Restaurantes Expresso 73 e Mira Flores participam com pratos regionais.

Por Edilene Mafra

Neste fim de semana, eu visitei dois restaurantes que estão participando do Festival Brasil Sabor no Amazonas. Na noite de sexta-feira (28/5), estive no Restaurante Expresso 73, e neste sábado (29/5), fiz uma visita ao Restaurante Mira Flores.

Os dois estabelecimentos estão participando do Brasil Sabor com receitas regionais com aquele gostinho que só a Amazônia tem.

Ouça o áudio desta matéria:

Chef Andres Centena com o prato ‘Pirarucu defumado com nhoque de banana pacovã’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O Restaurante Expresso 73 participa com o prato ‘Pirarucu defumado com nhoque de banana pacovã’. A receita é inspirada na gastronomia norte-americana e italiana, e também na culinária amazônica. O chef Andres Centena, natural da Venezuela, explica o que esperar do prato.

“Pensamos no pirarucu porque é um peixe aqui da zona, um peixe também conhecido e muito tradicional. A gente pensou em aumentar um pouco a performance dele, que foi o defumado. O acompanhante dele é o nhoque de banana pacovã, o cremoso de tucupi, que também é um ‘suco’ [caldo] consumido e muito conhecido aqui, e o crispy de jambu. São quatro produtos regionais, tradicionais e, culturalmente, muito familiarizado com o povo aqui no Amazonas”, disse o chef.

‘Pirarucu defumado com nhoque de banana pacovã’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O Restaurante Mira Flores participa do Festival Brasil Sabor com o prato ‘Patacom recheado’, uma receita inspirada na culinária peruana e na gastronomia amazônica. A chef Robenita Caldas, que estudou gastronomia e morou em Lima, capital do Peru, destacou a mistura de sabores da receita.

“Eu usei o nosso pirarucu, o pirarucu defumado, com a nossa banana pacovã, que eu também uso na culinária peruana, e alguns ingredientes peruanos que eu tenho – segredo do chef, que todo chef tem seus segredos -, para criar esse prato. E, graças a Deus, foi bem legal, foi bem aceito pelo público. O prato está muito bom, está muito gostoso e saboroso. O povo que quiser experimentar o prato, até o dia 6 [de junho], estamos aí no Brasil Sabor. Pode vir”, convida a chef.

Chef Robenita Caldas com o prato ‘Patacom recheado’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O ‘Pirarucu defumado com nhoque de banana pacovã’, do Restaurante Expresso 73, serve uma pessoa. Já ‘Patacom recheado’, do Restaurante Mira Flores, serve até duas pessoas. Os dois estabelecimentos atendem presencialmente e fazem entrega por delivery.

Quero deixar meus agradecimentos ao Rodrigo Zamperlini e à Robenita Caldas, donos dos restaurantes Expresso 73 e Mira Flores, respectivamente. Fui muito bem recebida e me senti acolhida.

As duas receitas que experimentei têm algo em comum: o nosso pirarucu da Amazônia e a banana pacovã como ingredientes. Posso afirmar que os dois pratos são uma delícia, com mistura de temperos no ponto. Vale a pena apreciar!

‘Patacom recheado’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Localização

O Restaurante Expresso 73 fica dentro do Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul de Manaus. O Restaurante Mira Flores está localizado na Rua Inhaúma, bairro de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

Brasil Sabor

No Amazonas, 40 restaurantes participam do Festival Brasil Sabor. Confira todos os pratos aqui.

Depois de saborear as receitas, o cliente pode ir no site www.concursoabraselam.com.br. Todos os pratos estão com 30% de desconto.

*Este conteúdo foi veiculado no Jornal da Manhã Edição de Domingo, da Rádio Difusora FM (96,9), deste domingo (30 de maio de 2021).

COMPARTILHE