A violinista japonesa Midori faz uma apresentação no Teatro Amazonas, nesta sexta-feira, 18 de agosto de 2023. Ela subirá ao palco durante o concerto sinfônico do Neojiba. O evento ocorre a partir das 20h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
O concerto tem a regência do maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba.
A apresentação conta com obras de compositores brasileiros contemporâneos, como ‘É doce morrer no mar’, para coro à capela, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, e ‘Canticum Naturale’, do catarinense Edino Krieger, inspirada nos pássaros e rios da Amazônia.
A peça terá solo da soprano Emyle França.
O concerto também terá compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o ‘Romance op. 11 para violino e orquestra’, e Robert Schumann, com o ‘Concerto para violino e orquestra em ré menor’.
As peças de Dvořák e Schumann terão como solista Midori. A violinista já participou de uma outra turnê do NEOJIBA, em 2016, que percorreu as principais salas da Suíça, Itália e França.
Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras.
Criado há 16 anos, o Neojiba se tornou referência no Brasil e no mundo, por ensinar música a crianças e jovens. O programa é mantido pelo Governo da Bahia.
Esta é a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu prêmios de reconhecimento.