O maestro Luiz Fernando Malheiro recebeu o título de Cidadão do Amazonas, nesta terça-feira, 10 de outubro de 2023, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
Malheiro assina a direção musical do XII Encontro de Tenores do Brasil, evento que reúne nomes do canto erudito nacionais e internacionais, no Teatro Amazonas.
A homenagem foi proposta pelo deputado Dr. Gomes, em reconhecimento à dedicação e trabalho desenvolvido pelo maestro em favor da arte no Amazonas.

MAESTRO
O maestro Malheiro é paulista. Vive em Manaus desde o ano 2000, quando foi convidado para dirigir e reger a Orquestra Amazonas Filarmônica e o Festival Amazonas de Ópera (FAO).
Ele é reconhecido pela crítica especializada como um dos principais nomes da ópera no Brasil. Atualmente, assume a direção musical do Encontro de Tenores, a convite do tenor amazonense Miqueias William.

“Fico emocionado com a homenagem, porque é o reconhecimento de uma escolha que fiz na minha vida: viver no Amazonas e viver como um autêntico amazonense”, disse o maestro, antes da homenagem na Aleam.
No portfólio, Malheiro tem, ainda, a regência da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, da Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, da Sinfônica Brasileira, da OSESP, da Sinfônica de Minas Gerais, da Filarmônica de Minas Gerais, da Sinfônica do Paraná, e da Orquestra Sinfônica da Bahia, além de vários prêmios nacionais e internacionais.
