Manaus, 14 de maio de 2024

Música

Foto: João Paulo Oliveira Miranda
Foto: João Paulo Oliveira Miranda Foto: João Paulo Oliveira Miranda

Karine Aguiar apresenta música da Amazônia na Embaixada do Brasil em Roma

Show abriu as atividades culturais da Embaixada em 2024.

Com informações da assessoria

A cantora amazonense Karine Aguiar apresentou música da Amazônia na sede da Embaixada do Brasil em Roma, residência do Embaixador Renato Mosca. A apresentação ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2024.

O show de Karine Aguiar abriu as atividades culturais da Embaixada em 2024, ano em que também se comemora o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Foto: João Paulo Oliveira Miranda

SOBRE O SHOW

O show foi um evento fechado apenas para convidados da Embaixada, na Sala Palestrina, dentro do Palazzo Pamphilj, e contou com a presença de representantes diplomáticos do Vaticano.

O embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, destacou a participação da artista amazonense no evento. “Karine, além de trazer uma visão e um enfoque diverso do Brasil, é o que a gente tem de mais original e de mais autêntico. E ela consegue trazer isso com uma graça, com uma leveza, com uma qualidade de voz, com uma presença de palco e isso nos emociona muito. Foi uma grande honra ter aqui com esses músicos espetaculares”, disse.

Renato Mosca, Embaixador do Brasil na Itália e Karine Aguiar. Foto: João Paulo Oliveira Miranda

APRESENTAÇÃO DE KARINE AGUIAR

O espetáculo intitulado ‘Jungle Jazz: suoni dell’Amazzonia’ teve duração de 90 minutos, e contou com 18 canções de compositores amazônicos.

Entre o reportório estavam as seguintes músicas ‘Amazônia’ (Ketlen Nascimento), ‘Lamento Caboclo’ (Nícolas Jr), ‘Pérola Azulada’ (Zé Miguel/Joãozinho Gomes), ‘Porto de Lenha’ (Aldísio Filgueiras/Zeca Torres).

Também teve uma canção inédita versão na língua italiana (de autoria de Karine Aguiar e do compositor italiano Michele Ricoveri) da canção ‘Marapatá’ escrita originalmente pelos compositores amazonenses Aníbal Beça (in memoriam) e Armando de Paula, oferecida como um presente ao povo italiano para celebrar os 150 de relações diplomáticas entre Brasil e Itália.

A cantora amazonense esteve acompanhada pela primeira vez com o trio de músicos italianos formado por Seby Burgio (piano), Giuseppe Bassi (contrabaixo acústico) e Francesco de Rubeis (bateria). O trio segue com ela em uma nova fase de sua carreira agenciada pela produtora Coesioni, com sede em Roma e Milão.

KARINE AGUIAR

Cantora, compositora e pesquisadora amazonense. Karine Aguiar possui Mestrado em Ciências do Ambiente Sustentabilidade na Amazônia e Doutorado em Ecomusicologia.

Gravou dois discos e um DVD em parceria com artistas norte-americanos e europeus. Ao seu estilo musical foi atribuído em Nova York o termo ‘Jungle Jazz’, porque combina sonoridades da floresta amazônica com o Jazz.

Radicada na Itália desde 2020, estabelece colaborações com o grupo Gen Rosso com quem gravou o single ‘A Joy Reborn’, além de ter realizado concertos transmitidos para mais de 180 países. Em 2022 foi a única artista brasileira no line-up do “Earth Day Italia” promovido pela RAI – Radio Televisione Italiana com a canção “Lamento Caboclo”. No mesmo ano, foi eleita Membro Imortal da Academia Amazonense de Música.

Em 2023 venceu a premiação ‘Melhor do Brasil no Mundo’ no Palácio de Westminster em Londres, na categoria de ‘Melhor Cantora Brasileira no Mundo’, sendo a primeira artista amazônida a receber a premiação.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!