Manaus, 13 de julho de 2024

Música

Foto: Adriano Sarmento
Foto: Adriano Sarmento Foto: Adriano Sarmento

Karine Aguiar anuncia lançamento do primeiro DVD, ‘Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica’

Cantora amazonense vai lançar o DVD no dia 27 de fevereiro.

Com informações da assessoria

A cantora amazonense Karine Aguiar vai lançar seu primeiro DVD, ‘Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica‘, no dia 27 de fevereiro, no YouTube. O lançamento ocorre dois anos após a gravação do trabalho, realizada em 8 de dezembro de 2019 no Teatro Amazonas.

Conforme Karine, a longa espera pelo material se deu em razão da pandemia da Covid-19, que impediu a realização do lançamento entre 2020 e 2021.

O concerto no Teatro Amazonas contou com a participação de mais de cem artistas amazonenses e fazedores de cultura, entre eles músicos, cantores, dançarinos, costureiros, maquiadores, profissionais de audiovisual e produtores culturais.

Os arranjos e a direção musical são assinados pelo compositor italiano Antonio Giacometti, que participou da gravação em Manaus, estreando também peças de sua autoria em homenagem à Amazônia.

A direção artística é compartilhada entre Karine Aguiar e o músico e pesquisador Ygor Saunier.

O concerto também contou com a participação da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e do maestro Marcelo de Jesus, Coral Musikart, Grupos de Gambá de Maués Pingo de Luz e Tambores da Floresta e da bailarina Ludmilla Freitas (Corpo de Dança do Centro Educacional Santa Teresinha).

A cantora Karine Aguiar. Foto: Adriano Sarmento

Documentário musical

O produto final resultou em uma espécie de documentário musical com duração de cerca de 90 minutos dirigido pelo cineasta amazonense Henrique Saunier Michiles.

Na obra, são retratadas as belezas e as contradições da maior floresta tropical do planeta. Manaus e o Amazonas são a referência central do trabalho.

“Na concepção dos artistas, não se trata apenas do registro de um concerto musical mas, de um manifesto sonoro em defesa da Amazônia, no momento em que atingimos o pior índice de desmatamento da última década”, destaca a equipe.

A gravação do DVD foi financiada integralmente pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais (2018), promovido pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), com realização da Saunier Music Produções e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM). O trabalho também contou com o apoio do Idesam e da Rede Calderaro de Comunicação.

Maestro Antonio Giacometti. Foto: Adriano Sarmento

Lançamento

O lançamento acontecerá no canal da cantora Karine Aguiar no YouTube, www.youtube.com/karineaguiarmusic.

A exibição gratuita ocorrerá no dia 27 de fevereiro de 2022, um domingo, às 16h, no horário de Brasília.

Antonio Giacometti

Antonio Giacometti é compositor, escritor e educador musical. Ele nasceu em Brescia (Itália), em 1957. É formado em literatura clássica e em composição no Conservatório de Música de Milão. Desde 1984, trabalha como educador musical, deixando importantes contribuições a partir de palestras em congressos nacionais e internacionais e artigos em revistas especializadas.

Gravação ocorreu no Teatro Amazonas. Foto: Divulgação

Karine Aguiar

Amazonense, Karine Aguiar é cantora, compositora e pesquisadora da musicalidade amazônica. A artista também é mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e doutoranda em Ecomusicologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o desenvolvimento de um projeto sobre música, cultura e meio ambiente no município de Maués (AM). Atualmente, está residindo na região da Toscana (Itália), onde vem desenvolvendo sua carreira musical e acadêmica.

Na carreira musical, a artista possui dois discos gravados em parceria com produtores norte-americanos e europeus: ‘Arraial do Mundo‘ (2012) e ‘Organic‘ (2012).

Em 2014, foi premiada em Paris como Melhor CD de MPB pelo Portail du Brésil em France.

Já se apresentou em importantes palcos na Europa e nos Estados Unidos com o seu “Jungle Jazz”, estilo musical que combina ritmos amazônicos e jazz.

No Amazonas, trabalhou como solista de importantes orquestras como a Orquestra de Violões do Amazonas, Big Manaus Band, Orquestra Vozes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e venceu diversos festivais de música, como o Fecani, em 2011.

Como pesquisadora, tem sido convidada a apresentar suas pesquisas sobre Ecomusicologia na Amazônia em algumas das mais importantes universidades do mundo como Plymouth University (Reino Unido), City University of New York (Estados Unidos) e em eventos de grande prestígio acadêmico como o British Forum for Ethnomusicology e a International Society for Music Education Conference.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!