Manaus, 7 de outubro de 2024

Música

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Banda Joy tenta adequar agenda 1 ano após morte de fundador por Covid-19

Binho Lopes foi uma das primeiras vítimas da doença no Amazonas.

Por Stephane Simões

Antes com uma agenda apertada de apresentações em bailes e outras festas, a Banda e Orquestra Joy tem tentado se adequar ao cenário da pandemia de Covid-19 no Amazonas. O novo coronavírus marcou a trajetória da banda no início da pandemia, quando Binho Lopes, um dos fundadores da Joy, morreu. Há aproximadamente um ano, ele foi uma das primeiras vítimas do vírus no Estado.

O grupo musical realizou seus primeiros eventos em 2015. O músico Robson de Souza Lopes, conhecido como Binho Lopes, foi um dos idealizadores do projeto. Ele já participava de outras bandas locais, mas sempre teve o sonho de ter a própria banda.

Banda Joy, com Binho ao centro, no teclado. Foto: Divulgação

Em março de 2020, Binho, que era tecladista e um dos líderes da Joy, testou positivo para Covid-19. No dia 30 de março, após complicações no quadro, ele veio a óbito. O músico estava internado desde o dia 21 de março, no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz.

O sonho de Binho de ter uma banda foi construído com a participação de outros músicos amazonenses. Antes da pandemia, a banda vivia uma rotina de agenda lotada. Nos meses de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020, o grupo conta que teve uma rotina em que, praticamente, realizava shows todos os dias.

Banda Joy. Foto: Divulgação

No período do Carnaval, a banda fez uma pausa. Depois, os integrantes voltaram a realizar apresentações, até uma semana antes de Binho adoecer, em um dos últimos eventos.

Hoje, apesar do cenário da pandemia e da perda de Binho, os membros que já trabalhavam com ele permaneceram no grupo. Dois novos tecladistas se juntaram à banda.

Para o grupo, Binho era considerado como o maestro da Joy. Por meio da assessoria de imprensa, eles relataram que sentiram dificuldade em realizar os primeiros shows sem o músico, pois todos eram acostumados com sua maneira de coordenar.

Da esquerda para a direita, Binho é o segundo que aparece na imagem. Foto: Divulgação

O grupo chegou a retomar a agenda de shows, quando o número de casos caiu no Amazonas. A banda conseguiu se adaptar e seguir com os shows com a mesma rotina e animação de antes. Porém, desde o início da segunda onda do novo coronavírus, a Joy está com as atividades suspensas. Por enquanto, o grupo segue sem eventos marcados para este ano de 2021.

Para quem quiser conhecer melhor o trabalho da Joy, a banda compartilha a rotina na conta oficial no Instagram (@bandajoyshow). Outras informações, podem ser obtidas por meio do WhatsApp (99602-3847).

Banda tinha agenda de shows lotada antes da pandemia. Foto: Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!