Manaus, 16 de agosto de 2022

Música

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Ajuri Amazon Music’ participa do show do grupo ‘Camerata Caipira’ em Manaus

Espetáculo gratuito será nesta sexta (5/8), no Teatro da Instação.

Da redação

O grupo parintinense ‘Ajuri Amazon Music’ vai participar do show ‘Sons do Patrimônio Rumo ao Norte’, nesta sexta-feira (5/8), no Teatro da Instalação, Centro de Manaus. O espetáculo faz parte da turnê do grupo goiano ‘Camerata Caipira’, que passa pelos Estado do Pará e Amazonas.

Com entrada gratuita, ‘Sons do Patrimônio Rumo ao Norte’ começa a ser apresentado às 19h.

Ainda como parte dessa programação, o grupo goiano vai promover uma oficina gratuita de ritmos e danças brasileiras para o público infanto-juvenil. A atividade será neste domingo (7/8), às 10h, no Palácio Rio Negro.

‘Ajuri Amazon Music’. Foto: Divulgação

Espetáculo

A montagem faz parte da agenda comemorativa dos 10 anos de carreira do ‘Camerata Caipira’. O espetáculo conta com um repertório misto dos dois álbuns do grupo e, ainda, a participação especial especial de músicos locais.

“A viagem, alem de celebrar uma década de união e muito trabalho, visa divulgar a nossa nova coletânea ‘Cadê o Bicho? – Volume II’ e ainda fazer um levantamento para pesquisa de outras sonoridades em uma região por onde ainda não estivemos”, explicou a integrante e produtora do grupo Isabella Rovo.

‘Camareta Caipira’. Foto: Divulgação

Ao Portal Edilene Mafra, o diretor artístico e percussionista Marcos Moura, integrante do ‘Ajuri Amazon Music’, contou que essa será a primeira vez que o grupo vai trabalhar com o ‘Camerata Caipira’. O artista também lembrou que o grupo se sentiu honrado com o convite para fazer parte do projeto.

“A gente não pensou duas vezes, arrumamos a mala e partimos para Manaus com muita alegria. Era uma oportunidade de estar conhecendo de perto o trabalho do ‘Camerata’, que é uma referência pra gente, e também está dialogando e intercambiando as nossas produções culturais”, disse Marcos Moura.

‘Camareta Caipira’ com ‘Tambores de Louvação’ em Belém, no Pará. Foto: Divulgação

‘Camareta Caipira’

O grupo musical do Estado de Goiás, ‘Camareta Caipira’, conta com um trabalho autoral enraizado na cultura popular e focado no resgate e na valorização dos bens naturais. A banda possui dois álbuns gravados. O primeiro, lançado em 2014 com o mesmo nome do grupo, faz um apanhado da diversidade dos rincões do Brasil.

O segundo, intitulado ‘Cadê o Bicho que tava aqui?’ e lançado em 2019, enaltece a fauna da região dos Cerrados e é voltado a “crianças de zero a 100 anos”. Em 2022, o álbum ganha mais seis novas faixas, em formato digital.

Grupo ‘Ajuri Amazon Music’. Foto: Divulgação

‘Ajuri Amazon Music’

O Grupo Ajuri foi fundado em 1984 na cidade de Parintins, no Amazonas. Suas principais produções artísticas destacam manifestações de povos e comunidades tradicionais amazônicas (indígenas, ribeirinhas e quilombolas), em as toadas de boi-bumbá mais dançantes se destacam ao lado de rituais indígenas.

Foi o primeiro grupo regional do Estado a participar de turnês internacionais, tendo realizado shows em países como a França, Itália, Suíça, Estados Unidos e Venezuela.

O Ajuri Amazon Music também se dedica a pesquisa, resgate, valorização e divulgação da cultura popular amazônica, envolvendo jovens, estudantes e mestres populares em seus projetos e ações sociais, desenvolvidos através do Instituto Cultural Ajuri (Inca).

COMPARTILHE