Manaus, 3 de dezembro de 2021

Moda & Beleza

Foto: Eliena Monteiro/PEM
Foto: Eliena Monteiro/PEM Foto: Eliena Monteiro/PEM

Melissa Maia ministra ‘Curso de Figurino para Teatro’, em Manaus

Curso é gratuito e recebe inscrições até esta sexta-feira (19/11).

Da redação

A figurinista Melissa Maia vai ministrar o ‘Curso de Figurino para Teatro – Pesquisa, Criação e Confecção com efeito cênico‘, em Manaus. As inscrições para participar das aulas estão abertas até esta sexta-feira (19/11). O curso é gratuito e oferece 20 vagas. Confira o link para a inscrição.

No curso, serão apresentados diferentes conteúdos para quem tem interesse em trabalhar no ramo. A atividade vai abranger todas as etapas do processo criativo, desde a teoria, até a prática de figurino.

Este é o primeiro curso da área a ser realizado em Manaus, capital do Amazonas.

O projeto foi contemplado pela Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), como parte das ações emergenciais da Lei Aldir Blanc 2020.

A figurinista e estilista Melissa Maia. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Figurino e figurinista

O figurino é o traje usado pelo personagem em uma produção artística – seja ela de teatro, musical, dança, performance, audiovisual, ópera e/ou publicidade. A peça tem como função a apresentação dos personagens ao espectador, além de ser responsável por contar a história, situar a época, localidade, e elementos que o texto e diálogos nem sempre deixam explícito.

O traje também carrega características, como o psicológico do personagem, pela forma, cores e texturas. É o ‘cartão de visita’, que colabora diretamente com o ator na construção da composição, e torna a persona mais real aos olhos dos espectadores.

Já o figurinista é o profissional que produz ou cria os trajes, tendo como base o texto e sua pesquisa. É necessário conhecer a fundo a história a ser tratada na produção artística. Também deve se levar em conta uma série de fatores, como o tipo de linguagem a ser utilizada, o formato do projeto e a estética proposta pelo diretor.

O profissional também avalia o tipo físico dos atores, as orientações de luz, cenário, e paleta de cores definida pela equipe de criação, além do orçamento da produção para a elaboração do figurino.

Inscrições

As inscrições para o ‘Curso de Figurino para Teatro – Pesquisa, Criação e Confecção com efeito cênico’ são realizadas por meio de preenchimento de um formulário do Google.

O link direto para inscrição é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRegjyPe3ZIln21RyEiQXkRPVvLrLEMdp0wYfS9zESdIyZQw/viewform.

Aulas

As aulas do curso terão início neste sábado (20/11) e seguem até o dia 8 do mês de dezembro, das 9h às 16h.

Locais de realização do curso:

Neste sábado (20/11), o curso será ministrado no Palácio da Justiça, situado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901, no Centro de Manaus.

Já no domingo (21/11), a aula vai ocorrer no Ateliê de Ilustração, que fica na Rua Juan de Quintana, 7, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

A partir da segunda-feira (22/11) até o dia 8 de dezembro de 2021, as aulas do curso serão realizadas na Central Técnica de Produção (CTP), localizada na Rua Carmem Mirando, 1297, Cachoeirinha, Zona Sul da capital.

Melissa Maia é amazonense. Foto: Divulgação

Melissa Maia

O Curso de Figurino para Teatro será ministrado pela figurinista e estilista amazonense Melissa Maia, que nos últimos nove anos morou em São Paulo, onde trabalhou e realizou diversos cursos na área. A profissional tem pós-graduação em Cenografia e Figurino na Escola de Belas Artes.

Agora, Melissa retorna a Manaus para colaborar e compatilhar seus conhecimentos teóricos e práticos com outras pessoas. Também visa colaborar com a melhoria da qualidade técnica dos profissionais e produções de seu estado de origem.

A amazonense venceu o prêmio de melhor figurino no ‘Two Roads International Film Festival’, em New York, e compôs peças de figurino do filme ‘O Poço’, sucesso de André Borelli, vencedor de 13 prêmios internacionais de cinema.

Melissa também assina o figurino do musical ‘A Caixa Mágica do Natal’. Sucesso de público, o espetáculo foi apresentado no Teatro Amazonas, em 2022.

Em 2021, a figurinista volta a assinar o figurino do espetáculo de Natal apresentado pelo Governo do Amazonas.

COMPARTILHE