Manaus, 29 de março de 2024

MEMÓRIAS

Carnaval na Avenida Eduardo Ribeiro em ano não identificado. Foto: Manaus de Antigamente
Carnaval na Avenida Eduardo Ribeiro em ano não identificado. Foto: Manaus de Antigamente Carnaval na Avenida Eduardo Ribeiro em ano não identificado. Foto: Manaus de Antigamente

Primeiro desfile oficial das escolas de samba de Manaus ocorreu em 1947

Os desfiles começaram na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro.

Da redação

A Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, sempre foi palco de grandes eventos. Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), na década de 1940, a via recebeu o primeiro desfile oficial das escolas de samba da capital do Amazonas. O ano era 1947.

A Eduardo Ribeiro seguiu sendo passarela do samba até 1979. Depois, o evento ganhou a Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com a secretaria, na década de 1990, a festa se deslocou para o Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, na Zona Centro-Oeste. O local abriga o evento até hoje. Mas, por conta da pandemia da Covid-19, os eventos carnavalescos foram cancelados em todo o Amazonas em 2021.

Carnaval 2018, em Manaus. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Avenida Eduardo Ribeiro

Em entrevista à Prefeitura de Manaus, em 2019, o historiador Otoni Mesquita lembrou que a Avenida Eduardo Ribeiro deu espaço para as primeiras manifestações culturais de Manaus. “Aonde acontecia o desfile de 7 de Setembro, o 5 de Setembro, o Carnaval e as manifestações públicas”, ressaltou.

A via também foi o berço do comércio na capital. “Era o cartão de visita da cidade, concentrava os jornais, restaurantes, sorveteria, confeitaria, vários outros estabelecimentos comerciais. Ela perdura na sua importância por muitas décadas. Lá de 1990, que é quando conclui o aterramento e começa a calçar a Eduardo Ribeiro até 1980, ela é, sem dúvida, a principal avenida da cidade”, resumiu.

Nesta semana, o projeto Manaus de Antigamente publicou fotos que relembram a história do Carnaval na capital. A imagem abaixo capturou um momento de festa na Eduardo Ribeiro. Não foi possível identificar o ano do registro.

Carnaval na Avenida Eduardo Ribeiro em ano não identificado. Foto: Manaus de Antigamente

Dias atuais

Palco de outras grandes festas realizadas na capital, o Sambódromo tem capacidade para receber 80 mil pessoas. Conforme a SEC-AM, trata-se do “maior Centro de Convenções do país”.

Atualmente, segundo a Secretaria de Cultura, o desfile das escolas de samba de Manaus reúne 26 agremiações, entre grupo especial e grupos de acesso A, B e C. As escolas se apresentam para uma média de 65 mil espectadores por ano.

A SEC informa que mais de 40 mil foliões animam a passagem das agremiações. “O evento gera cerca de 15 mil empregos, sendo 4.500 diretamente ligados às escolas de samba”, destaca a secretaria.

Atualmente, os desfiles são realizados no Sambódromo de Manaus. A foto registra o Carnaval de 2018. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Carnaval no Amazonas

No Amazonas, os eventos carnavalescos ganhou características próprias, já que, além dos tradicionais blocos e bandas, o período conta com festas ligadas aos bois de Parintins.

Em Manaus, é realizado o Boi Manaus. A cidade de Parintins recebe o Carnailha, que inclui o Carnaboi na programação.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!