Manaus, 28 de abril de 2024

MEMÓRIAS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Khaled Ahmed Hauache foi dono da primeira retransmissora do sinal da Rede Globo no Amazonas

Hauache foi dono da extinta TV Ajuricaba.

Da redação

Khaled Ahmed Hauache, empresário do ramo de comunicação, foi dono da extinta TV Ajuricaba, primeira retransmissora do sinal da Rede Globo no Amazonas.

Além de fundar a TV Ajuricaba, no final da década de 1960, ele criou a TV Manaus, na década de 1990. Posteriormente, a TV Manaus deu origem à TV Em Tempo, atual TV Norte Amazonas.

Hauache foi um dos um dos ícones das comunidades muçulmana e árabe no Estado, em especial da colônia síria. No ramo comercial, ele também se destacou no segmento de manufatura de juta e de tecidos, antes mesmo da implantação do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Falecimento

Hauache morreu aos 102 anos de idade, na manhã deste sábado (28/11). Ele era natural da Síria.

O empresário era casado com a ex-deputada federal, empresária e jornalista Sadie Hauache, com quem teve quatro filhos, além de 12 netos e nove bisnetos.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lamentou a morte. “Um empreendedor nato, visionário e de enorme coração. Assim era o senhor Khaled Hauache, que no final dos anos 60 foi o pioneiro no Amazonas a investir no segmento de televisão, além de atuar em outros segmentos, como juta e tecidos. Eu e minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro recebemos com tristeza a notícia sobre a morte do Khaled. À querida Sadie, aos filhos, netos e bisnetos, o nosso fraterno abraço”, disse Arthur.

O Governo do Estado também manifestou pesar pelo falecimento do empresário. “O Governo do Amazonas reconhece a contribuição de Khaled Ahmed Hauache para o Amazonas e presta suas condolências aos familiares e amigos”, diz nota enviada à imprensa.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!