Manaus, 20 de abril de 2024

MEMÓRIAS

Foto: Cristovão Nonato/Concultura
Foto: Cristovão Nonato/Concultura Foto: Cristovão Nonato/Concultura

Arquivo Municipal de Manaus reúne documentos do período Imperial à atualidade

Concultura analisa o acervo e planeja criar 'museus-bibliotecas'.

Da redação

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) informou, nesta nesta sexta-feira (19/2), que começou a analisar documentos históricos do Arquivo Municipal de Manaus. Segundo a prefeitura, documentos do período Imperial, da Belle Époque e da atualidade integram o acervo. O Concultura planeja organizar os arquivos em ‘museus-bibliotecas’.

Atualmente, o acervo está sob a coordenação da Casa Civil. Para a Prefeitura de Manaus, o arquivo reúne inestimável acervo documental e histórico de Manaus. “Com documentos do Poder Executivo e do funcionalismo público, da intendência [administração] provincial à gestão atual da Prefeitura de Manaus”, destacou o Município.

De acordo com o presidente do Concultura, Tenório Telles, a intenção é direcionar recursos para estruturar os arquivos e até criar salas como ‘museus-bibliotecas’. “Temos um patrimônio de documentos históricos muito rico, que contam nossa história administrativa e civilizatória, desde o período Imperial até nossos dias, e eles precisam ser disponibilizados à sociedade para o exercício pleno da educação e cidadania”, afirmou o escritor.

Concultura analisa dos documentos. Foto: Cristovão Nonato/Concultura

A prefeitura também pretende usar os documentos para embasar futuros projetos culturais realizados pelo Município. Nesta quinta-feira (18/2), o vice-presidente do conselho, Neilo Batista, fez uma visita à sede do Arquivo, localizada no Centro de Manaus. As visitas acontecer em outros espaços.

“Sabemos da importância desses documentos e também das dificuldades de conservá-los. Além disso, entendemos a importância da disponibilização de todo esse material a pesquisadores e ao público em geral”, ressaltou Neilo.

Ideia é criar ‘museus-bibliotecas’. Foto: Cristovão Nonato/Concultura

Digitalização

A Município informou que, hoje, o arquivo público da Prefeitura de Manaus está com 30% do acervo digitalizado. Os documentos estão organizados em estantes fixas e deslizantes, que abrigam os milhares de arquivos.

A prefeitura não esclareceu se pretende digitalizar o restante do material.

Documentos datam do período Imperial. Foto: Cristovão Nonato/Concultura

Público interno e acadêmico

Conforme a Prefeitura, a função do Arquivo Municipal é fazer a conservação dos documentos do gabinete do prefeito e secretarias, como portarias e atos administrativos. Com isso, os arquivos guardam as pastas funcionais dos servidores e fotografias que registram as obras, fiscalizações e vistorias das ações municipais.

“Além de sua função administrativa, o Arquivo Público atende acadêmicos, que vão desde os alunos do ensino Fundamental aos pesquisadores de universidades locais, nacionais e até internacionais, como de Portugal”, informou a diretora do Arquivo, Nereida Carvalho Amore.

Para demonstrar o valor histórico dos documentos, o historiador e chefe de Conservação do Acervo, João da Silva Lopes, apresentou uma portaria de 1906 assinada pelo intendente Adolpho Lisboa.

“Temos, no acervo, documentos públicos que remontam do final do século 18 ao período de transição do Império para a República e até os dias atuais. Uma coleção de registros preciosos para a história das políticas públicas municipais, da Belle Époque à Zona Franca de Manaus”, ressaltou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!