O poeta espanhol Saturnino Valladares lança o livro de poemas intitulado ‘Segredos da Fênix’, em Manaus, nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025. O lançamento ocorre às 17h30, no Salão de Eventos da Valer Teatro, Centro. A entrada é gratuita.
LEIA MAIS
- ‘O Último Azul’ é destaque nos cinemas de Manaus
- Sou Manaus 2025: começa a troca do quilo de alimento pela pulseira; veja os locais e horários

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
SOBRE O LIVRO
No livro, Saturnino se serve da ave Fênix como símbolo do erotismo, por sua capacidade de atravessar a morte como um período de transição para voltar à vida.
Desde esta particular visão, o encontro amoroso converte-se num ciclo único e inquebrantável, no qual miradas, carícias e clímax confundem princípio e fim em si mesmos, isto é, não existe o fim, nem a finalidade, unicamente a transição para uma nova fase amorosa.
SOBRE O AUTOR
Poeta, ensaísta e tradutor, Saturnino Valladares (1978) é doutor em Literatura Espanhola, pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, e professor no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas.
É autor de cinco livros de poesia: ‘Las almendras amargas’, ‘Cenizas’, ‘Secretos del Fénix’, ‘Los días azules’ e ‘Vaga-lumes ao meio-dia”, e de numerosos artigos e poemas publicados em jornais e revistas especializados, principalmente no Brasil e na Espanha. Sua obra poética foi incluída em várias antologias internacionais, como ‘Amour Fou’.
Sua tese de doutorado, Retrato de grupo con figura ausente, ganhou o concurso da Diputación de Ourense, Espanha, e foi publicada em 2017. A editora Valer trouxe à luz, em edição bilíngue espanhol/ português, seus livros de poemas ‘Segredos da Fênix’ (2017; 2 ed., 2025) e ‘Vaga-lumes ao meio-dia’ (2020; 2.ª ed., 2023).
Na editora Valer, coordena a coleção “Cima del canto”, que pretende introduzir no Brasil poetas espanhóis das últimas décadas. Saturnino Valladares é o tradutor de seis obras desta coleção: “Não amanhece o cantor”, de José Ángel Valente, “Uma temporada no paraíso” e “DNA do infinito”, de Claudio Rodrí-guez Fer, “Livro do frio” e “Cecília”, de Antonio Gamoneda, e “A última costa”, de Francisco Brines. Em 2022, Valladares também publicou a primeira tradução para o espanhol de “Muraida” (1785), de Henrique João Wilkens, a primeira obra literária do Amazonas brasileiro.
SERVIÇO
O quê: lançamento do livro ‘Segredos da Fênix’ em Manaus
Local: Salão de Eventos da Valer Teatro (Largo são Sebastião)
Data: nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Horário: 17h30
Entrada: gratuita