Manaus, 24 de junho de 2024

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Marilene Corrêa lança nova edição do livro ‘O Paiz do Amazonas’ em Manaus

Lançamento ocorre dia 3 de junho de 2024.

Com informações da assessoria

A doutora Marilene Corrêa lança a nova edição do livro ‘O Paiz do Amazonas’ em Manaus, no dia 3 de junho de 2024. O lançamento ocorre às 17h, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O livro será lançado durante o ‘I Seminário Amazônico Interdisciplinar de Ciências Sociais’ no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (FCHS).

Segundo a autora, o livro discute o modo pelo qual a Amazônia foi criada e os processos que cercam a sua integração na Nação brasileira. Remete ao estudo das relações coloniais e das relações entre o Estado e a região Norte.

“A Amazônia põe questões singulares, é certo, mas nunca isoladas. Como um espaço de diversidades e de desigualdade, os fundamentos organizativos da sociedade regional são também uma dimensão da sociedade brasileira”, disse a autora.

SOBRE O LIVRO

A obra é resultado da dissertação de mestrado de Marilene Corrêa. Nesta nova edição narra a gênese e as transformações da Amazônia, um emblema que desafia o pensamento brasileiro e fascina a imaginação mundial.

O livro conta edição da Editora Valer.

SOBRE A AUTORA

A Dra. Marilene Corrêa da Silva Freitas é professora titular do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, desde agosto de 2017.

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1975), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), pós-doutoramento na Université de Caen e na Unesco (2001-2002).

Atualmente é coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PGSCA. Presidente da Afirse – seção Brasileira de (2007-2011); secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (2003-2007); reitora da Universidade do Estado do Amazonas (maio de 2007 a março de 2010).

Ela também é membro do Conselho Nacional do FNMA (2009-2011); membro por notório saber do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (MCT); do Conselho Superior da Fundação Oswaldo Cruz; membro do Conselho Editorial do Jornal Ciência Hoje, publicação da SBPC, desde janeiro de 2013, membro eleito do Conselho da SBPC, Área A, Região Norte, período 2011-2015 e 2021-2025.

Professora, pesquisadora e orientadora de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, (desde 1998 até hoje), mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas e Agricultura no Trópico Úmido do Inpa. Tem experiência nas áreas de Sociologia Interdisciplinar, com ênfase em Sociologia Clássica e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, pensamento social, políticas públicas, política científica, teoria sociológica, desenvolvimento sócioeconômico.

Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia de setembro de 2012 outubro de 2016. Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (2016-2018). Membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2011, e Secretária geral da AAL para o período 2021-2023. Coordenadora local (Ufam/PPGSCA) do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, desde outubro de 2021.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!